Waabi Lança Sistema de Testes em Realidade Mista Para Reforçar a Segurança de Camiões Autónomos

A Waabi, líder em tecnologia para transporte rodoviário autónomo, apresentou um novo sistema de testes em realidade mista (MRT – Mixed Reality Testing) que promete transformar a forma como os veículos autónomos são avaliados. A solução combina ambientes físicos de teste com cenários virtuais gerados por inteligência artificial generativa, superando limitações das metodologias tradicionais.

Segundo Raquel Urtasun, fundadora e CEO da Waabi, o objetivo é criar cenários virtuais para camiões autónomos a operar em pistas de teste físicas, oferecendo uma nova abordagem à segurança.

“Na indústria, falamos muito sobre condução no mundo físico e sobre simulação em larga escala na nuvem. Mas discute-se pouco como os testes de segurança são realmente feitos hoje. É aí que entra a realidade mista”, afirmou em entrevista.

O método convencional de testes, praticamente inalterado há um século, baseia-se em pistas fechadas e cenários roteirizados, semelhantes a manobras de duplos no cinema. Apesar de seguros, estes testes oferecem pouca diversidade, baixa repetibilidade e evitam situações verdadeiramente perigosas para não danificar os veículos — além de terem custos elevados.

O sistema MRT da Waabi supera estas barreiras ao interceptar os dados dos sensores do veículo no mundo físico e combiná-los com simulação virtual, permitindo criar, sem riscos reais, cenários perigosos e imprevisíveis que seriam impossíveis de encenar em segurança.

“É como colocar óculos a um veículo autónomo, para que veja coisas que não existem e reaja a elas”, explicou Urtasun. “Assim, podemos expor o sistema a acidentes inevitáveis ou a situações extremas, sem perigo físico.”

De acordo com a empresa, a tecnologia possibilita a geração instantânea de situações complexas, como engarrafamentos, manobras perigosas e movimentos inesperados de peões. O diferencial está no uso de IA generativa e simulação neural, em vez de simulação física tradicional, para alcançar um realismo elevado e criar milhares de testes enquanto o veículo circula continuamente na pista.

A Waabi afirma que esta inovação acelerou significativamente o desenvolvimento do seu sistema autónomo, que alcançou este ano o estatuto de “feature complete” — ou seja, dispõe de todas as funcionalidades necessárias para operar sem condutor humano. Apenas a Waabi e a Aurora atingiram este marco no segmento de transporte de longo curso.

O anúncio surge meses após a revelação, em fevereiro, de uma parceria estratégica com a Volvo Autonomous Solutions para o desenvolvimento e implementação conjunta de camiões autónomos. Fundada em Toronto, a Waabi já angariou 280 milhões de dólares em financiamento, incluindo uma ronda Série B de 200 milhões em 2024, com investidores como Nvidia, Volvo Group Venture Capital, Porsche Automobil Holding SE, Scania Invest e Ingka Investments.

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