Vítor Cardoso Eleito Presidente da Sociedade Internacional para a Relatividade Geral e Gravitação

Press Release: A Sociedade Internacional para a Relatividade Geral e Gravitação (ISGRG) elegeu como presidente para o triénio 2028-2031, Vítor Cardoso, professor do Instituto Superior Técnico e investigador do Centro de Gravidade do Niels Bohr Institute, na Dinamarca.

O organismo monitoriza e aconselha a comunidade (de físicos), que conta com milhares de membros, e atravessa “uma fase extraordinária com a atividade imensa em astronomia de ondas gravitacionais e em novos detetores de alta e baixa frequência”, explica o Professor Distinto do Técnico.

Sobre a disponibilidade para exercer este cargo, Vítor Cardoso afirma ser “importante servir a comunidade e tentar sempre apoiar e melhorar o meio onde nos inserimos”. “É gratificante ver que a comunidade deposita confiança em mim, espero que seja pela obra que fiz até agora”, acrescenta.

O investigador confessa-se “honrado” por esta oportunidade, “dada a lista de antecessores no cargo, como Yvonne Choquet-Bruhat (pioneira na análise matemática das equações de Einstein) ou Roger Penrose (vencedor do prémio Nobel da Física em 2020). E conclui “estamos numa era dourada em ciência […] é fantástico testemunhar estes anos e ser parte de um esforço bonito para saber mais”.

Vítor Cardoso é  Prémio ULisboa 2023, pelo seu extraordinário contributo para o desenvolvimento da física teórica e para o progresso da ciência a nível global. Antes, em 2022,  recebeu uma bolsa do European Research Council (ERC) no valor de dois milhões de euros para estudar buracos negros, cerca de um ano depois de ter obtido uma outra bolsa da fundação dinamarquesa Villum Fondon, de 5,3 milhões de euros, para criar e liderar o grupo de investigação que integra, no Niels Bohr Institute.

Mais informações aqui