Press Release: A U.Porto integrou a delegação da EUGLOH que reuniu com representantes de outras universidades que integram as cinquenta European University Alliances (EUA).
A Universidade do Porto participou, entre os dias 11 e 13 de junho, no 3rd Forum of European Universities Alliances, um encontro de alto nível dedicado à reflexão sobre o futuro do Espaço Europeu de Ensino Superior. A U.Porto integrou a delegação da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), que reuniu na cidade polaca com representantes das universidades parceiras que integram o consórcio.
O primeiro dia da visita foi dedicado a encontros bilaterais entre os representantes da EUGLOH – entre os quais a Vice-Reitora da U.Porto Joana Resende, responsável pelos pelouros do Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico, Emily Helmeid e Catarina Tavares, da Universidade de Paris-Saclay – e as docentes Marzena Dominiak, Irena Duś-Ilnicka, Nikola Wardziak e Miłka Witkowska, da Wroclaw Medical University.
Estes encontros visaram a definição dos próximos passos do projeto HealConnectUMW, financiado pela Polish National Agency for Academic Exchange, que tem vindo a fortalecer a colaboração académica entre a Wroclaw Medical University e a EUGLOH. Os encontros reforçaram ainda o papel da Wroclaw Medical University na rede EUGLOH e demonstraram uma convicção partilhada de que uma cooperação mais estreita pode consolidar ainda mais a internacionalização no tecido académico e institucional das Universidades parceiras.
Os dias 12 e 13 de junho foram inteiramente dedicados à participação na terceira edição do Forum of European Universities Alliances, desta feita organizado pela University of Wroclaw, no âmbito da presidência polaca da União Europeia. Sob o tema “The University of the Future”, o encontro reuniu líderes académicos, decisores políticos e autoridades nacionais e europeias para debater os desafios e oportunidades das European University Alliances (EUA).
Ao longo do evento, a EUGLOH contribuiu ativamente para o debate europeu, defendendo a valorização da diversidade das alianças como fator de inovação e a utilização de plataformas partilhadas, como a FOREU4ALL, com vista a amplificar o impacto coletivo.
Entre as principais conclusões do encontro, destacou-se a necessidade de transformar projetos em estratégias de longo prazo, integradas de forma estruturada nas universidades. Foi igualmente enfatizada a importância de dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido, comunicando de forma mais eficaz os seus resultados a estudantes, decisores políticos e à sociedade, bem como a necessidade de promover um ambiente de confiança e flexibilidade, permitindo que as alianças possam inovar sem entraves ou partindo de uma visão de curto prazo.
A participação da U.Porto em Wroclaw veio, assim, reforçar a sua presença no espaço europeu de Ensino Superior, consolidando parcerias estratégicas e contribuindo para uma maior cooperação internacional através da Aliança EUGLOH.
Mais informações aqui.