Tesi Junta-se ao Grupo Norsk e-Fuel Para Impulsionar a Produção de Combustíveis Sustentáveis Para Aviação

A Norsk e-Fuel anunciou a entrada da Tesi (Finnish Industry Investment Ltd) no seu grupo de acionistas, reforçando a missão de industrializar a produção de e-Fuel nos países nórdicos. A empresa estatal finlandesa de investimento junta-se para apoiar a expansão da produção de combustíveis sustentáveis para aviação e fortalecer o desenvolvimento de soluções de energia limpa em toda a Europa do Norte.

A Tesi é um investidor orientado para o mercado que, com a sua estratégia de investimento recentemente renovada, passou a ter capacidade para realizar investimentos individuais de maior dimensão, tanto em empresas em fase de escala como em novos projetos industriais na Finlândia. O investimento na Norsk e-Fuel reflete esta estratégia, dado que a empresa está a desenvolver projetos de produção de combustíveis sem recurso a fósseis em Rauma e Imatra, na Finlândia.

Ao atuar como investidor âncora local, a Tesi atrai capital privado e confere credibilidade aos projetos junto de investidores internacionais, para além de contribuir com financiamento. O investimento inicial na Norsk e-Fuel é realizado no âmbito da ronda de financiamento liderada pela Prime Capital no início deste ano, que também contou com co-investidores de relevo como Paul Wurth (SMS group), Norwegian e Sunfire.

“Acolher a Tesi como acionista marca mais um marco importante na nossa estratégia de crescimento e, em particular, na expansão para a Finlândia, iniciada no ano passado”, afirmou Lars Bjørn Larsen, Managing Director da Norsk e-Fuel. “A forte presença regional da Tesi e a sua vasta experiência na escalabilidade de negócios industriais e sustentáveis fazem dela um parceiro ideal para avançarmos com o nosso portefólio de projetos na Finlândia e além-fronteiras. Esta colaboração reforça a nossa capacidade de concretizar a produção comercial de e-Fuel e o nosso compromisso com parcerias locais que acelerem a transição energética.”

A Norsk e-Fuel tem como objetivo industrializar a produção de Power-to-Liquid (PtL) através do desenvolvimento de unidades comerciais de produção de e-Fuel, oferecendo alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis para aviação. Até 2032, a empresa pretende colocar em funcionamento pelo menos três unidades capazes de produzir mais de 200.000 toneladas anuais de combustível sintético, contribuindo significativamente para a redução das emissões da aviação na Europa.

“Com a nova estratégia de investimento, a Tesi pode investir em projetos industriais de grande escala que criem novas indústrias na Finlândia, utilizando eletricidade limpa e apoiando a transição energética. O projeto da Norsk e-Fuel em Rauma, que promove a sustentabilidade das viagens aéreas e a segurança energética da Finlândia, é um excelente exemplo de investimento alinhado com esta estratégia”, comentou Esa Koponen, Investment Director da Tesi.

Com esta parceria, a Norsk e-Fuel reforça a sua base de investidores, criando uma coligação sólida para acelerar a implementação comercial de e-Fuels nos países nórdicos e na Europa. A colaboração reflete a visão partilhada de construir um futuro resiliente ao clima através da inovação e da cooperação transfronteiriça.

Sobre a Norsk e-Fuel

Fundada em 2019, a Norsk e-Fuel tem como missão impulsionar a transição para uma aviação renovável, estabelecendo a produção industrial de combustíveis sustentáveis a partir de CO₂ e água. Como promotora de projetos, está a desenvolver unidades de grande escala para fornecer combustíveis sintéticos à indústria da aviação. Com o apoio de investidores estratégicos e parceiros selecionados, a empresa está determinada a levar a produção de Power-to-Liquid a nível industrial e a criar uma nova cadeia de valor para combustíveis sustentáveis.

Sobre a Tesi 

A Tesi (Finnish Industry Investment Ltd) é uma empresa estatal de investimento, orientada para o mercado, que investe em fundos de capital de risco e private equity, bem como diretamente em startups e empresas em crescimento na Finlândia, e em novos negócios industriais de grande escala.

Para mais informações clica aqui.