Portugal é Campeã Mundial de Futebol Robótico Simulado Pela Quarta Vez Seguida

Press Release: A equipa FC Portugal 3D venceu, na final, a equipa alemã da Universidade de Offenburg por 4-1 e conquistou a prova disputada no Brasil.

A equipa conjunta de Futebol Robótico Simulado das Universidades do Porto e Aveiro continua a dominar a modalidade, ao sagrar-se, pela quarta vez consecutiva, campeã da RoboCUP, a mais importante competição mundial de robôs, cuja 29.ª edição disputou-se entre 15 e 21 de julho, em Salvador, no Brasil.

A equipa FC Portugal 3D venceu a equipa magmaOffenburg, da Universidade de Offenburg, na Alemanha, por 4-1, conquistando a Liga de Simulação 3D – Humanoides, disputada por sete equipas.

Na derradeira partida, a equipa portuguesa até começou a perder com um autogolo aos 17 segundos, mas uma robusta réplica de quatro golos sem resposta, três deles ainda nos cinco minutos da primeira parte, selou o quarto título consecutivo na categoria para a FC Portugal 3D.

Para esta conquista contribuíram vários docentes e estudantes das Faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP): o professor Luís Paulo Reis, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) e codiretor da Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (L:IACD), partilhada entre a FCUP e a FEUP; Pedro Mota, professor assistente convidado da FEUP e estudante do Doutoramento em Ciência de Computadores da FCUP, os estudantes do Mestrado em Inteligência Artificial (MIA), Francisco Silva e Tomás Azevedo, licenciados em IACD, e Eduardo Portugal, alumnus de Engenharia Informática e Computação da FEUP e FCUP. Integrou também a comitiva portuguesa o professor Nuno Lau da Universidade de Aveiro.

A FC Portugal 3D revalidou o título depois de ter vencido a mesma equipa na edição de 2024 da prova, por esclarecedores 5-3.

25 anos a conquistar o mundo da robótica

Fundada em 2000, a FC Portugal 3D já com uma história rica nas competições RoboCup, destacando-se pelo seu espírito inovador e pelo uso de tecnologias de ponta no desenvolvimento de agentes robóticos inteligentes. Nelas inclui-se a criação de metodologias de coordenação e de algoritmos de aprendizagem avançados para equipas de robôs.

Este triunfo no RoboCup 2025 é fruto de metodologias de Machine Learning (ML) e Deep Reinforcement Learning (DRL) no treino dos agentes robóticos e que integram as temáticas abordadas na L:IACD e no MIA. O ML permite que os robôs aprendam e melhorem o seu desempenho com base em dados e experiências anteriores, enquanto o DRL foca-se em ensinar os robôs a tomar decisões ótimas através da interação com o ambiente de simulação, ajustando o seu comportamento com base em recompensas e penalizações.

No contexto da Liga de Simulação 3D, estas técnicas foram essenciais para o desenvolvimento de agentes capazes de desempenhar tarefas complexas tais como a coordenação de equipa, estratégia de jogo, skills individuais avançados (tais como o remate, sprint e drible). Os robôs da FC Portugal foram treinados para aprender autonomamente e otimizar o seu comportamento de forma contínua, resultando numa equipa altamente eficiente e coesa.

Em 25 anos de inovação, o projeto já amealhou mais de 30 prémios internacionais e “inspirou” a publicação de mais de 100 artigos científicos em revistas e conferências indexadas e a transferência de conhecimento para diversas empresas internacionais.

Fotos: DR. 

Mais informações aqui.