A Infineon Technologies, líder global em soluções de semicondutores, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Thai Embedded Systems Association (TESA) para criar a Plataforma Nacional Segura de Artificial Intelligence of Things (AIoT) da Tailândia. Esta parceria estratégica pretende explorar o potencial combinado da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas para impulsionar o avanço tecnológico e reforçar a competitividade industrial no país.
A nova plataforma irá promover o desenvolvimento de eletrónica inteligente de alto valor, cumprindo os mais recentes padrões internacionais de cibersegurança e com benefícios diretos para setores-chave na transformação digital da Tailândia, incluindo segurança nacional, saúde, agricultura, energia, cidades inteligentes e Indústria 4.0. O projeto prevê também a colaboração com startups e instituições académicas locais, incentivando a partilha de conhecimento e a inovação alinhada com a visão nacional de um futuro tecnologicamente avançado.
“Estamos entusiasmados por colaborar com a TESA na criação de uma plataforma AIoT robusta e escalável, que irá abrir caminho para soluções inovadoras na Tailândia. Esta parceria reforça o nosso compromisso com a digitalização e a descarbonização, e apoia os investimentos do governo tailandês nos setores de IA, IoT e semicondutores”, afirmou CS Chua, Presidente e Diretor-Geral da Infineon Technologies Ásia-Pacífico.
“É uma honra trabalhar com a Infineon no desenvolvimento da Plataforma Nacional Segura de AIoT da Tailândia. Este projeto permitirá que engenheiros e programadores tailandeses criem produtos inovadores desde a base — do hardware e firmware até plataformas completas. A nossa colaboração foca-se em três pilares essenciais: design com prioridade à segurança, alinhado com normas internacionais de cibersegurança; produtos Edge AI de alto valor e firmware seguro; e, em última análise, uma infraestrutura nacional que servirá de base a múltiplos serviços de plataforma, com impacto direto em setores estratégicos para a Tailândia, a ASEAN e o mercado global”, destacou o Professor Associado Wiroon Sriborrirux, Presidente da TESA.
O acordo reforça o compromisso da Infineon em apoiar os objetivos tecnológicos e de inovação da Tailândia, promovendo a autossuficiência tecnológica e explorando tecnologias de ponta como Edge AI. Ambas as organizações irão trabalhar para criar um ecossistema que incentive o desenvolvimento de soluções AIoT seguras e escaláveis, adaptadas às necessidades do mercado tailandês.
A assinatura deste MoU segue-se a um acordo anterior entre a Infineon e a Thailand Science Research and Innovation (TSRI), estabelecido em fevereiro, reforçando o ecossistema de semicondutores no país e consolidando a posição da Tailândia como líder regional em IA e IoT.
Sobre a Thai Embedded Systems Association (TESA)
Fundada em 2001, a TESA tem como missão fortalecer a indústria de sistemas embebidos e os seus parceiros na Tailândia e a nível global, promover redes de colaboração, incentivar a inovação e criar um ambiente favorável ao investimento no setor. Atua como ponte entre academia, indústria e governo para acelerar o avanço tecnológico e a competitividade internacional do país.
Sobre a Infineon
A Infineon impulsiona a descarbonização e a digitalização através dos seus produtos e soluções. A empresa conta com cerca de 58.060 colaboradores em todo o mundo e registou receitas de aproximadamente 15 mil milhões de euros no ano fiscal de 2024 (terminado a 30 de setembro). A Infineon está cotada na Bolsa de Frankfurt (símbolo IFX) e no mercado norte-americano OTCQX International (símbolo IFNNY).
Para mais informações clica aqui.