FEUP Apresenta Projeto Sobre Gestão Ibérica da Água em Congresso Nacional

Press Release: Faculdade de Engenharia apresentou, no 17.º Congresso da Água, soluções para uma gestão mais coordenada e sustentável dos recursos hídricos entre Portugal e Espanha

O 17.º Congresso da Água, promovido pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), reuniu recentemente vários especialistas e entidades do setor para debater o tema “Ação rumo à Sustentabilidade”. Durante quatro dias, foram analisados os principais desafios e oportunidades futuras no domínio da gestão da água, através de sessões técnicas dedicadas ao tema.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) esteve representada por Rodrigo Maia, docente aposentado e membro integrado do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), que apresentou a comunicação “Gestão Transfronteiriça Ibérica dos Recursos Hídricos: Contributos do Projeto RISC_PLUS”.

A intervenção do antigo docente, que esteve já envolvido na criação de um sistema de gestão de alerta antecipado de secas para a Autoridade Nacional de Águas de Portugal, destacou a importância de uma abordagem partilhada entre Portugal e Espanha, assente em projetos conjuntos que promovam uma gestão mais eficaz e sustentável dos recursos hídricos, face ao agravamento dos fenómenos climáticos extremos.

O projeto RISC_PLUS foi apresentado como continuidade do RISC_ML, o seu antecessor, com enfoque nas atividades de melhoria dos sistemas de suporte de decisão face aos eventos de seca e de cheias.

Foi sublinhada a necessidade de criar indicadores comuns para situações de seca prolongada e escassez, bem como planos coordenados de resposta nas bacias hidrográficas transfronteiriças, promovendo uma cooperação mais eficaz entre os dois países. A necessidade de formulação de indicadores mais adequados para as situações de seca prolongada e escassez foi também destacada para regiões nacionais, como a região do Algarve, uma das mais afetadas pela escassez hídrica na Península Ibérica.

Com um horizonte temporal de três anos, o RISC_PLUS visa culminar no desenvolvimento de um plano hidrológico único para a região do Minho-Sil, fortalecendo a resiliência aos riscos de inundações e secas e alinhando-se com os objetivos da Diretiva Quadro da Água.

Além da FEUP, o projeto conta com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente, da Confederación Hidrográfica del Miño-Sil e da Universidade de Vigo. As ações realizadas no âmbito do RISC_PLUS são cofinanciadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa Interreg VI A Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027, que apoia projetos de cooperação transfronteiriça com o apoio da União Europeia.

Foto: DR.

Mais informações aqui