A Daimler Truck Holding AG apresentou um desempenho financeiro robusto no segundo trimestre de 2025, apesar de um ambiente macroeconómico desafiador, especialmente no mercado norte-americano. A empresa registou uma rentabilidade sólida a nível de Grupo, com uma margem de lucro ajustada (ROS) de 9,3% no Negócio Industrial, igual ao segundo trimestre de 2024, graças a desempenhos consistentes em todos os seus segmentos industriais.
No segmento Trucks North America, apesar da queda de 20% nas vendas unitárias, a margem ROS ajustada manteve-se forte nos 12,9% (Q2 2024: 14,6%). A Mercedes-Benz Trucks aumentou significativamente a sua rentabilidade para 5,9% (Q2 2024: 3,1%), enquanto a Daimler Buses registou uma margem ROS ajustada de 10,0% (Q2 2024: 9,2%). O segmento Trucks Asia também melhorou a sua rentabilidade para 5,4% (Q2 2024: 4,9%).
“No primeiro semestre de 2025, voltámos a demonstrar um desempenho forte. Enquanto a Trucks North America alcançou resultados notáveis num mercado desafiante, a Mercedes-Benz Trucks, Daimler Buses e Trucks Asia aumentaram todas a sua rentabilidade face ao ano anterior,” afirmou Karin Rådström, CEO da Daimler Truck. “Na segunda metade do ano, continuamos focados em navegar as dinâmicas e incertezas do mercado.”
A receita do Negócio Industrial foi de 11,8 mil milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 12,5 mil milhões do segundo trimestre de 2024, impactada por um volume inferior de vendas. O EBIT ajustado do Grupo situou-se nos 1,12 mil milhões de euros (Q2 2024: 1,17 mil milhões), enquanto o fluxo de caixa livre do Negócio Industrial foi positivo em 20 milhões de euros (Q2 2024: -285 milhões). O lucro por ação caiu para 0,36 euros (Q2 2024: 0,93 euros).
As vendas globais no segundo trimestre atingiram 106.715 unidades (Q2 2024: 112.195), com destaque para um aumento expressivo nas vendas de veículos elétricos a bateria (ZEVs), que quase duplicaram para 1.232 unidades (Q2 2024: 648). As encomendas totais do Grupo foram de 88.241 unidades, abaixo das 92.569 do mesmo período do ano anterior, refletindo a persistente incerteza no mercado norte-americano, embora a Mercedes-Benz Trucks tenha registado um aumento significativo de pedidos.
Perspetivas para 2025 revistas em baixa na América do Norte
Face à contínua incerteza no mercado norte-americano, a Daimler Truck reviu em baixa a sua previsão para o mercado de veículos pesados (Classe 8) nos EUA, Canadá e México para um intervalo entre 250.000 e 280.000 unidades (anteriormente 260.000 a 290.000). Consequentemente, a previsão de vendas da Trucks North America foi ajustada para entre 135.000 e 155.000 unidades (anteriormente 155.000 a 175.000), com uma margem ROS ajustada agora estimada entre 10% e 12% (anteriormente 11% a 13%).
As previsões para os restantes segmentos mantêm-se inalteradas.
A nível de Grupo, o EBIT ajustado para 2025 deverá situar-se entre 3,6 mil milhões e 4,1 mil milhões de euros. As vendas previstas para o Negócio Industrial foram revistas para 410.000 a 440.000 unidades (anteriormente 430.000 a 460.000), com receitas estimadas entre 44 mil milhões e 47 mil milhões de euros (anteriormente 48 a 51 mil milhões). A margem ROS ajustada para o Negócio Industrial é agora estimada entre 7% e 9% (anteriormente 8% a 10%). O fluxo de caixa livre deverá situar-se entre 1,5 mil milhões e 2 mil milhões de euros.
“Após um primeiro semestre forte na América do Norte, os últimos meses mostraram um abrandamento claro nas encomendas, o que nos levou a ajustar a capacidade e rever as nossas previsões,” afirmou Eva Scherer, CFO da Daimler Truck. “Apesar da redução significativa no volume, esperamos manter uma rentabilidade de 10% a 12% na região. Continuamos comprometidos com uma sólida performance em 2025, apoiada por uma forte geração de caixa e confiança reforçada no desempenho do Grupo, evidenciada pelo lançamento do novo programa de recompra de ações no terceiro trimestre.”
Estas previsões baseiam-se na manutenção do atual acordo comercial USMCA entre os Estados Unidos, México e Canadá. Qualquer alteração no contexto tarifário ou nas condições macroeconómicas e geopolíticas poderá implicar revisões futuras.
A Daimler Truck Holding AG está cotada no índice DAX da bolsa alemã. As ações são negociadas no Mercado Regulamentado (Prime Standard) da Bolsa de Frankfurt sob o símbolo DTG, com o ISIN DE000DTR0CK8 e WKN DTR0CK.
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