Coimbra Space Summer School 2025 Regressa em Setembro ao Observatório Geofísico e Astronómico da UC

Press Release: A celebrar onze edições, o evento, que aborda conceitos básicos de economia e de tecnologias do espaço, tem inscrições abertas até ao final do mês de agosto.

"Viver e trabalhar no espaço" é o tema deste ano da Coimbra Space Summer School, escola que decorre de 3 a 5 de setembro, promovida pelo Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (UC). Dirigido a estudantes do ensino superior, investigadores e pessoas com interesse pela temática, a Coimbra Space Summer School tem inscrições abertas até 31 de agosto.

A Coimbra Space Summer School procura "explorar a economia do espaço, isto é, que os participantes da escola aprendam conceitos básicos de economia e de tecnologias do espaço, fundamentais para desenvolver um modelo de negócio, serviços ou ideias baseadas em ativos do espaço", explica Teresa Barata, da organização. Este ano, com o tema "Viver e trabalhar no espaço", a escola "promete muitas aventuras em termos de ideias, pois é um tema pertinente e com muitos desafios, numa época em que cada vez mais se tem a certeza que um dia o homem habitará outro planeta", salienta Teresa Barata.

O programa consiste em talks, "seguidas de uma parte prática em que os participantes são desafiados a desenvolver a sua ideia como modelo de negócio". Todo o processo é acompanhado por mentores, "que avaliam a ideia, ajudam a concretizar todos os passos para a desenvolver, ajudam a elaborar uma apresentação que será depois avaliada por um júri". Teresa Barata realça ainda as "atividades de ice breaker para os participantes interagirem mais facilmente entre si" e também atividades sociais, como o "Astro-Barbacue no Observatório Geofísico e Astronómico da UC, seguido de uma visita aos espaços e de observação noturna".

Limitado a 45 vagas, as incrições são sujeitas a um processo de seleção. No entanto, "os participantes não necessitam de ter um background em áreas relacionadas com o espaço", mas sim curiosidade, interesse e criatividade "para gerar ideias inovadoras de serviços, produtos ou negócios".

A iniciativa, organizada em conjunto com o Instituto Pedro Nunes (IPN), em concreto com a equipa do IPN ESA SPACE SOLUTIONS, avança para a 11.ª edição com um caráter cada vez mais internacional. "Em todas as edições temos tido sempre um ou dois alunos estrangeiros, sendo que a escola decorre e decorreu sempre em língua inglesa", acrescenta Teresa Barata, também investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da UC.

Saiba mais sobre a Coimbra Space Summer School aqui.

Mais informação aqui