U.Porto Ensina a Escrever Haiku, "a Poesia do Instante"

Press Release: David Rodrigues orientará workshop gratuito desta forma sintética de poesia japonesa, celebrizada por Bashō no século XVII.

Velha lagoa . . ./um sapo salta nela/o som da água. O mais conhecido poema de Matsuo Bashō (1644-1694) pode bem servir de inspiração para os participantes no workshop Haiku: a poesia do instante, que terá lugar no dia 10 de julho, às 18h00, na Sala do Fundo Antigo do edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto. David Rodrigues, docente, autor e editor, orientará os trabalhos da oficina. 

Sendo uma forma tradicional da poesia japonesa, com raízes ancestrais, o Haiku tornou-se popular em todo o mundo sobretudo durante o século XX, embora haja registo de europeus que se aventuraram neste estilo desde o século XVII.  Com apenas três versos e um total de 17 sílabas (5-7-5), esta forma poética apela à imaginação e obriga à concisão. Convoca, por isso, a simplicidade – mas está longe de ser um exercício simples -, a capacidade de observação, a subtileza e a criatividade .

O wokshop enquadrará o aparecimento do Haiku no contexto da poesia japonesa, apresentando alguns dos maiores poetas do Japão, mas também de Portugal e de outros países, desafiando os participantes a aventurarem-se na escrita (e partilha) de poemas que exprimam de forma mínima a máxima intensidade poética. A participação na oficina não implica qualquer conhecimento prévio sobre Haiku, sendo também fornecido o material necessário. A entrada é livre e o único limite é o dos lugares disponíveis na Sala do Fundo Antigo.

Especialista em educação, David Rodrigues é membro da World Haiku Association (Japão), orientador de workshops sobre haikus e autor de nove livros de poesia, nos quais privilegia precisamente o Haiku.

Mais informações aqui