Press Release: Medalha de prata conquistada nos Europeus Universitários de Granada é a melhor classificação de sempre de uma universidade portuguesa na modalidade.
A equipa masculina de Andebol de Praia da Universidade do Porto fez história ao conquistar a medalha de prata nos Campeonatos Europeus Universitários de Praia 2025, selando desta forma a melhor classificação de sempre para uma universidade portuguesa na modalidade.
Nas “areias” de Granada (Espanha), a equipa orientada pela treinadora Ana Carvalho mostrou cedo ao que ia, somando por vitórias todos os jogos disputados na fase de grupos.
Seguiu-se a Main Round, onde os atletas da U.Porto voltaram a entrar da melhor maneira, com uma vitória por 2-1 diante dos anfitriões da Universidad de Granada. E nem a derrota (1-2) no segundo jogo, diante dos húngaros da Hungarian University of Sports Science, impediu o apuramento para a final, selado com uma vitória diante da Universidad de Málaga (2-1).
No jogo decisivo, a equipa da U.Porto reencontrou a Hungarian University of Sports Science. E a história repetiu-se: derrota por 1-2, que não belisca a caminhada histórica dos novos vice-campeões europeus universitários. A saber: António Monteiro (FEUP), Francisco Soares (FEP), Gabriel Lourenço da Rocha (FEUP), João Areias Ribeiro (FEUP), João Félix (FEUP), José Novo (FCUP), José Fonseca (FADEUP), Manuel Carvalho (FEP), Pedro Serrano (FMUP), Sérgio Schroiff Antunes (FEP), Simão Nitsche (FEP) e Tiago Sousa (FEUP).
“Foi um campeonato muito competitivo, com jogos de enorme dificuldade, sobretudo o último da Main Round contra os campeões em título, que nos deu acesso à final. Sob temperaturas elevadas e perante adversários de altíssimo nível, os nossos atletas foram incansáveis, mostraram espírito de equipa e provaram que a U.Porto está entre as melhores da Europa”, sublinhou a treinadora Ana Carvalho no final da prova.
Para além da medalha coletiva, a U.Porto viu ainda António Monteiro ser eleito o melhor guarda-redes da competição.
Duplas de Voleibol de Praia caíram nos oitavos
Para além do Andebol de Praia, a U.Porto esteve também representada na competição de Voleibol de Praia destes Europeus Universitários de Praia 2025.
Na competição feminina, Inês de Sousa Vasco (FMUP) e Ana Beatriz Elaerts (ICBAS) começaram com uma vitória por 2-0 frente à Universidade de Barcelona (Espanha). A caminhada da dupla da U.Porto acabaria, contudo, nos oitavos de final, fruto da derrota por 0-2 frente à Charles University (Chéquia). As duas atletas da U.Porto terminaram a competição no 15.º lugar.
Um pouco melhor esteve a dupla masculina, formada por Pedro de Carvalho (FMUP) e Filipe Leite (ICBAS). Depois de cair igualmente nos oitavos de final, frente à National Institute of Applied Sciences of Toulouse (França), a dupla portuense fechou a sua participação na 13.ª posição.
Ambas as equipas foram orientadas por Tiago Ribeiro, treinador que enalteceu o “elevadíssimo nível” de uma competição que juntou 22 duplas femininas e 23 masculinas em prova.
“As nossas duplas competiram de igual para igual com algumas das melhores da Europa, o que demonstra a qualidade do Voleibol de Praia da U.Porto”, afirmou o técnico.
Com este desempenho nos Europeus Universitários de Praia, a U.Porto abre em grande a sua participação na edição deste ano da prova maior do desporto universitário europeu, onde marca presença com uma comitiva composta por 83 estudantes atletas e 16 treinadores, oficiais e fisioterapeutas do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).
A participação da U.Porto nos Campeonatos Europeus Universitários 2025 prossegue já esta semana, com a equipa de Rugby 7 masculino da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFEUP) a competir em Ancara, Turquia, entre os dias 21 e 24 de julho. Segue-se, de 27 de julho a 2 de agosto, a estreia no Europeu de Padel, em Coimbra, e a presença da equipa masculina de Futebol 11 da AEFEP em Camerino, Itália, na mesma data.
Mais informações aqui.