U.Porto é Vice-Campeã Europeia Universitária de Andebol de Praia

Press Release: Medalha de prata conquistada nos Europeus Universitários de Granada é a melhor classificação de sempre de uma universidade portuguesa na modalidade.

A equipa masculina de Andebol de Praia da Universidade do Porto fez história ao conquistar a medalha de prata nos Campeonatos Europeus Universitários de Praia 2025, selando desta forma a melhor classificação de sempre para uma universidade portuguesa na modalidade.

Nas “areias” de Granada (Espanha), a equipa orientada pela treinadora Ana Carvalho mostrou cedo ao que ia, somando por vitórias todos os jogos disputados na fase de grupos.

Seguiu-se a Main Round, onde os atletas da U.Porto voltaram a entrar da melhor maneira, com uma vitória por 2-1 diante dos anfitriões da Universidad de Granada. E nem a derrota (1-2) no segundo jogo, diante dos húngaros da Hungarian University of Sports Science, impediu o apuramento para a final, selado com uma vitória diante da Universidad de Málaga (2-1).

No jogo decisivo, a equipa da U.Porto reencontrou a Hungarian University of Sports Science. E a história repetiu-se: derrota por 1-2, que não belisca a caminhada histórica dos novos vice-campeões europeus universitários. A saber: António Monteiro (FEUP)Francisco Soares (FEP)Gabriel Lourenço da Rocha (FEUP)João Areias Ribeiro (FEUP)João Félix (FEUP)José Novo (FCUP)José Fonseca (FADEUP)Manuel Carvalho (FEP)Pedro Serrano (FMUP)Sérgio Schroiff Antunes (FEP)Simão Nitsche (FEP) e Tiago Sousa (FEUP).

“Foi um campeonato muito competitivo, com jogos de enorme dificuldade, sobretudo o último da Main Round contra os campeões em título, que nos deu acesso à final. Sob temperaturas elevadas e perante adversários de altíssimo nível, os nossos atletas foram incansáveis, mostraram espírito de equipa e provaram que a U.Porto está entre as melhores da Europa”, sublinhou a treinadora Ana Carvalho no final da prova.

Para além da medalha coletiva, a U.Porto viu ainda António Monteiro ser eleito o melhor guarda-redes da competição.

Duplas de Voleibol de Praia caíram nos oitavos

Para além do Andebol de Praia, a U.Porto esteve também representada na competição de Voleibol de Praia destes Europeus Universitários de Praia 2025.

Na competição feminina, Inês de Sousa Vasco (FMUP) e Ana Beatriz Elaerts (ICBAS) começaram com uma vitória por 2-0 frente à Universidade de Barcelona (Espanha). A caminhada da dupla da U.Porto acabaria, contudo, nos oitavos de final, fruto da derrota por 0-2 frente à Charles University (Chéquia). As duas atletas da U.Porto terminaram a competição no 15.º lugar.

Um pouco melhor esteve a dupla masculina, formada por Pedro de Carvalho (FMUP) e Filipe Leite (ICBAS). Depois de cair igualmente nos oitavos de final, frente à National Institute of Applied Sciences of Toulouse (França), a dupla portuense fechou a sua participação na 13.ª posição.

Ambas as equipas foram orientadas por Tiago Ribeiro, treinador que enalteceu o “elevadíssimo nível” de uma competição que juntou 22 duplas femininas e 23 masculinas em prova.

“As nossas duplas competiram de igual para igual com algumas das melhores da Europa, o que demonstra a qualidade do Voleibol de Praia da U.Porto”, afirmou o técnico.

Com este desempenho nos Europeus Universitários de Praia, a U.Porto abre em grande a sua participação na edição deste ano da prova maior do desporto universitário europeu, onde marca presença com uma comitiva composta por 83 estudantes atletas e 16 treinadores, oficiais e fisioterapeutas do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

A participação da U.Porto nos Campeonatos Europeus Universitários 2025 prossegue já esta semana, com a equipa de Rugby 7 masculino da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFEUP) a competir em Ancara, Turquia, entre os dias 21 e 24 de julho. Segue-se, de 27 de julho a 2 de agosto, a estreia no Europeu de Padel, em Coimbra, e a presença da equipa masculina de Futebol 11 da AEFEP em Camerino, Itália, na mesma data.

Mais informações aqui