Universidade de Coimbra Levou Ciência e Inovação Sustentável à Expo Osaka 2025

Press Release: A Universidade de Coimbra destacou-se entre 15 e 17 de julho com projetos de investigação no Pavilhão de Portugal, reforçando os laços científicos com o Japão.

A Universidade de Coimbra (UC) marcou presença na Expo Osaka 2025, entre os dias 15 e 17 de julho, onde apresentou, no Pavilhão de Portugal, soluções inovadoras que unem tecnologia sustentável e cooperação internacional. A comitiva foi liderada pelo Vice-Reitor para a área das Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva e pelo Vice-Reitor Nuno Mendonça, responsável pelas áreas da Inovação, Empregabilidade e Relação com Empresas.

Durante três dias, a UC foi recebida por Bernardo Amaral, Diretor do Pavilhão de Portugal, e mostrou ao mundo projetos que espelham o melhor da investigação nacional. Uma das iniciativas apresentada foi o projeto UAS4Litter, desenvolvido com o apoio do Governo do Japão, que utiliza drones e sensores avançados para a deteção e monitorização de lixo marinho. O projeto poderá vir a ser aplicado na costa nipónica com tecnologia de baixo custo.

A Universidade apresentou ainda outros projetos: o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA Portugal), o Activas – voltado para os desafios ambientais associados ao envelhecimento populacional –, o Reefs, um dispositivo de captação de energia das ondas, e o HUB da Costa Atlântica da Região de Coimbra, que visa promover a criação de empresas e reter talento na região. O UC Mar – Campus da Figueira da Foz também foi mostrado como exemplo de inovação aplicada às pescas e à aquacultura.

O espaço da UC no Pavilhão de Portugal incluiu uma mesa digital que ligou em direto Osaka ao Pátio das Escolas e uma experiência de realidade virtual que permitiu aos visitantes explorar o património da Universidade. A participação da Universidade de Coimbra foi também fruto da colaboração com a agência japonesa JETRO (Japan External Trade Organization), aproximando a ciência portuguesa de potenciais parceiros empresariais no Japão.

Foto: © DR. 

Mais informações aqui.