A Union Pacific Corporation (NYSE: UNP) e a Norfolk Southern Corporation (NYSE: NSC) anunciaram hoje um acordo histórico para a criação da primeira ferrovia transcontinental dos Estados Unidos, numa operação que ligará mais de 50.000 milhas de via férrea através de 43 estados, da Costa Leste à Costa Oeste, conectando cerca de 100 portos e praticamente todos os grandes centros logísticos da América do Norte.
A nova entidade resultante promete transformar a cadeia de abastecimento norte-americana, potenciar o setor industrial dos EUA e gerar novas fontes de crescimento económico, salvaguardando os empregos sindicalizados.
Uma fusão histórica com impacto nacional
Nos termos do acordo, a Union Pacific irá adquirir a Norfolk Southern através de uma transação em ações e numerário, que avalia a Norfolk Southern em 320 dólares por ação, com base no preço de fecho da Union Pacific a 16 de julho de 2025. Esta valorização representa um prémio de 25% face à média ponderada do volume de transações da Norfolk Southern nos 30 dias anteriores, correspondendo a um valor empresarial estimado de 85 mil milhões de dólares. A nova empresa combinada terá um valor empresarial superior a 250 mil milhões de dólares.
“Os caminhos-de-ferro foram pilares fundamentais do crescimento dos Estados Unidos desde a Revolução Industrial, e esta transação representa o próximo passo na modernização do setor,” afirmou Jim Vena, CEO da Union Pacific. “Imaginemos transportar aço de Pittsburgh para a Califórnia, ou pasta de tomate da Califórnia para o Ohio, sem interrupções. Milhares de ferroviários garantem diariamente que tudo o que usamos chegue ao destino. Esta nova ferrovia é para eles e para o futuro da América.”
Um serviço ferroviário mais eficiente e competitivo
A futura Union Pacific Transcontinental Railroad irá proporcionar uma rede ferroviária integrada, com serviços mais rápidos, menos atrasos na transferência de mercadorias e melhores soluções intermodais. Com a eliminação de pontos de transbordo entre redes e a redução da distância e do tempo de trânsito nos principais corredores ferroviários, espera-se uma melhoria significativa na eficiência logística nacional.
Além disso, a nova rede apresenta uma alternativa mais competitiva face ao transporte rodoviário, contribuindo para a redução da congestão nas autoestradas, diminuindo o desgaste das infraestruturas financiadas pelo contribuinte. Atualmente, ambas as empresas investem cerca de 5,6 mil milhões de dólares por ano em infraestrutura, inovação e expansão da rede.
Compromisso com os trabalhadores e as comunidades
Os dois operadores ferroviários garantem que todos os trabalhadores sindicalizados que desejem continuar no projeto conjunto terão lugar na nova empresa. A segurança, a excelência operacional e a continuidade do serviço são prioridades assumidas por ambas as administrações.
“A Norfolk Southern tem quase 200 anos de história e um legado forte na economia americana, operando em 22 estados na metade oriental do país”, afirmou Mark George, CEO da Norfolk Southern. “Estamos numa posição de força, com níveis elevados de segurança, desempenho financeiro e satisfação dos clientes. Este é o momento certo para abraçar uma combinação transformadora. Acreditamos que o nosso know-how, os nossos colaboradores e os nossos clientes serão peças-chave para o sucesso desta ferrovia transcontinental.”
Uma visão que remonta a Abraham Lincoln
Esta união de gigantes ferroviários realiza uma visão traçada por Abraham Lincoln há quase 165 anos: uma ferrovia capaz de unir todos os cantos dos Estados Unidos. Para Jim Vena, este projeto vai além da dimensão económica: “Esta combinação é verdadeiramente transformadora. É uma vitória para a economia americana, para os nossos clientes e para os nossos colaboradores. Reforça o melhor sistema de transporte de mercadorias do mundo, promove a concorrência e gera valor para os acionistas. É a concretização de uma visão histórica que agora se torna realidade.”
Sobre a Union Pacific e a Norfolk Southern
A Union Pacific é uma das maiores empresas ferroviárias dos EUA, com forte presença no oeste do país e um vasto historial de inovação no transporte ferroviário. A Norfolk Southern, por sua vez, destaca-se na costa leste e sul dos EUA, com um legado de excelência operacional e serviço ao cliente.
A fusão está sujeita à aprovação dos reguladores competentes e dos acionistas das respetivas empresas.
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