Press Release: O evento regressou ao Convento de São Francisco com a missão de tornar Coimbra mais atrativa para investidores nacionais e internacionais.
O Coimbra Invest Summit regressou para promover a cidade junto de investidores e empresas. Esta terceira edição conta com 100 espaços de exposição, o dobro das edições anteriores. Os números mostram que o evento está “sempre a crescer”, salienta o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, “e isso é motivo de satisfação para todos os parceiros”.
Como parceira do Coimbra Invest Summit “desde a primeira hora”, a Universidade de Coimbra tem revelado ser “uma força na promoção da cidade”, salienta Amílcar Falcão, enunciando as últimas conquistas da UC nas áreas da investigação e do empreendedorismo. “Necessitamos de ter mais movimento em Coimbra”, defende o Reitor da UC. “Neste momento, a cidade encontra-se numa situação geográfica mais difícil para atrair investimento”, considera Amílcar Falcão, ao mesmo tempo que acredita que “com trabalho se consegue aumentar a atratividade” de Coimbra. “Temos que estar todos juntos para levar Coimbra para a frente”, reforça o Reitor da UC.
“Sem atrairmos mais empresas, mais investimentos e mais empresários para criarmos mais emprego, naturalmente Coimbra não conseguiria expressar todo o sem enorme potencial”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. Na sessão de abertura, o autarca apresentou dados do Instituto Nacional de Estatística que revelam um aumento no número de residentes na cidade: "de 2022 a 2024, Coimbra recuperou 5010 dos 6383 residentes que perdeu entre 2001 e 2021". José Manuel Silva acredita que já no final deste ano, "Coimbra irá ultrapassar a população de 2001, que foi a mais alta de sempre no nosso concelho". Para o autarca, este aumento tem um motivo: "as pessoas fixam-se onde têm oportunidades."
O Coimbra Invest Summit, criado em 2023, é uma organização do Município de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o iParque. O evento mantém o propósito de fortalecer o ecossistema empresarial e de inovação de Coimbra e reforçar a sua atratividade para investidores nacionais e internacionais, através de uma vasta programação com painéis de debate, palestras, workshops e momentos de networking. Nesta terceira edição, o Coimbra Invest Summit reforçou a aposta nos clusters Tech, Health, Space e acrescenta o cluster Tourism, todos setores estratégicos para o desenvolvimento do concelho e da região.
Mais informações aqui.