TotalEnergies e CMA CGM criam joint venture para abastecimento de GNL no Porto de Roterdão e aceleram descarbonização marítima.
A TotalEnergies, grupo energético global, e a CMA CGM, líder mundial em transporte marítimo, terrestre, aéreo e soluções logísticas, anunciaram a criação de uma joint venture logística 50/50 dedicada à implementação e operação de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) no Porto de Roterdão, nos Países Baixos. Esta parceria estratégica reflete a ambição partilhada das duas empresas francesas em acelerar a transição energética no sector marítimo.
Expansão da infraestrutura de GNL na Europa
Como parte deste novo projeto, será posicionada em Roterdão, até ao final de 2028, uma nova embarcação de abastecimento de GNL com capacidade de 20.000 m³, que será operada conjuntamente. A joint venture irá disponibilizar um serviço logístico completo, desde o acesso ao terminal Gate até ao abastecimento de GNL a uma ampla gama de navios na região Amesterdão-Roterdão-Antuérpia (ARA), incluindo a frota da CMA CGM e outros operadores.
O projeto beneficiará da infraestrutura já existente da TotalEnergies na região ARA, onde opera desde 2020 o navio de abastecimento Gas Agility, com capacidade de 18.600 m³. A integração desta nova embarcação permitirá criar sinergias, aumentar a flexibilidade de entrega e melhorar a eficiência operacional.
Acordo de fornecimento a longo prazo
Para apoiar o objetivo da CMA CGM de alcançar emissões líquidas zero até 2050, a TotalEnergies irá fornecer até 360.000 toneladas de GNL por ano, de 2028 até 2040, garantindo o abastecimento da frota de navios dual fuel da CMA CGM, que crescerá para 123 navios até 2029.
Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies, afirmou: “Estamos orgulhosos de contribuir, ao lado da CMA CGM, para o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento de GNL num dos principais hubs portuários europeus. O GNL é hoje a solução mais madura e disponível para reduzir a pegada ambiental do transporte marítimo.”
Rodolphe Saadé, CEO do Grupo CMA CGM, destacou: “Pela primeira vez, uma companhia de navegação e um fornecedor energético irão operar conjuntamente um navio de abastecimento de GNL no Porto de Roterdão. Esta parceria concretiza a nossa ambição de acelerar a descarbonização do comércio global.”
A criação da joint venture está sujeita a aprovação regulatória.
GNL: uma solução de transição energética para o transporte marítimo
O uso de GNL como combustível marítimo permite reduzir até 20% das emissões de gases com efeito de estufa face aos combustíveis convencionais, e pode reduzir significativamente mais quando combinado com bioGNL ou GNL sintético (respetivamente -67% e -85% de emissões). O GNL também reduz as emissões de NOx em até 85% e elimina quase totalmente (99%) as emissões de SOx e partículas finas, sendo uma solução imediata, sustentável e economicamente viável para descarbonizar o setor.
Duas empresas francesas comprometidas com a transição energética marítima
- 2017: Acordo de 10 anos para fornecimento de 300.000 toneladas/ano de GNL em Roterdão.
- 2019: Acordo semelhante para 250.000 toneladas/ano em Marselha Fos.
- 2020-2022: Primeiras operações de abastecimento de GNL a navios CMA CGM em Roterdão, Dunquerque e Marselha Fos.
Sobre a TotalEnergies
A TotalEnergies é o 3.º maior player mundial em GNL, com um portefólio global de 40 Mt/ano em 2024, abrangendo produção, transporte, regaseificação, trading e bunkering. Até 2030, ambiciona que o gás natural represente cerca de 50% das suas vendas globais, contribuindo para a redução das emissões de carbono.
Sobre a CMA CGM
Com sede em Marselha, a CMA CGM opera em 177 países, com 160.000 colaboradores, e uma frota de mais de 650 navios que servem 420 portos em 5 continentes. Comprometida com a neutralidade carbónica até 2050, investe em navios movidos a GNL, biometano, e futuramente metanol verde e e-metanol, além de fomentar tecnologias eficientes e mudanças modais no transporte.
Para mais informações clica aqui.