Siemens Conclui Aquisição da Dotmatics por 5,1 Mil Milhões de Dólares

A Siemens AG anunciou a conclusão da aquisição da Dotmatics, empresa líder em software de I&D para Ciências da Vida, sediada em Boston e pertencente ao portefólio da global investor Insight Partners, por um valor empresarial de 5,1 mil milhões de dólares.

Com esta transação, a Dotmatics passa a integrar a divisão Digital Industries Software da Siemens, representando uma expansão significativa do portefólio de Product Lifecycle Management (PLM) da tecnológica alemã para o mercado das Ciências da Vida, que se encontra em rápido crescimento.

A aquisição reforça a posição da Siemens como líder global em software PLM potenciado por Inteligência Artificial, permitindo escalar as suas tecnologias neste setor e explorar plenamente as oportunidades de crescimento. A plataforma Luma da Dotmatics, de Scientific Intelligence, bem como as suas aplicações científicas líderes de mercado, permitem o desenvolvimento de medicamentos multi-modais suportados por IA, colaboração fluida e dados contextualizados, criando um fio digital conectado ao longo de toda a cadeia de valor, desde a investigação até à produção.

“Com a Dotmatics, estamos a construir uma nova era de inovação nas Ciências da Vida. Desde a investigação até à produção, estamos a criar um fio digital único e completo, combinando a inteligência científica da Dotmatics com as nossas tecnologias de IA industrial e gémeos digitais”, afirmou Roland Busch, Presidente e CEO da Siemens AG. “Isto permitirá ajudar os nossos clientes a acelerar descobertas, reduzir ciclos de desenvolvimento e levar medicamentos que salvam vidas ao mercado de forma mais rápida e acessível.”

Esta aquisição expande o mercado total endereçável da Siemens para software industrial em 11 mil milhões de dólares e está alinhada com o programa estratégico de crescimento ‘ONE Tech Company’, que visa acelerar a inovação e criar valor em múltiplos setores.

A Dotmatics deverá gerar mais de 300 milhões de dólares em receitas no ano fiscal de 2025, com uma margem EBITDA ajustada superior a 40%, reforçando o perfil de crescimento da Siemens. Este desempenho financeiro será imediatamente positivo para as receitas, margens e fluxo de caixa livre da Siemens, antes mesmo de qualquer sinergia adicional. Estima-se que as sinergias de receita atinjam cerca de 100 milhões de dólares por ano a médio prazo, acelerando para mais de 500 milhões de dólares anuais no longo prazo.

Sobre a Siemens

Com sede em Berlim e Munique, a Siemens é uma das principais empresas tecnológicas mundiais, com foco em indústria, infraestruturas, mobilidade e saúde. Na área da Inteligência Artificial industrial, a Siemens combina o mundo real com o digital para tornar as fábricas mais eficientes, as cidades mais habitáveis e os transportes mais sustentáveis. Em 2024, a Siemens registou receitas de 75,9 mil milhões de euros e um resultado líquido de 9 mil milhões de euros, empregando cerca de 312.000 pessoas em todo o mundo. Mais informações em www.siemens.com.

Para mais detalhes clica aqui