Em 1975, a SEAT apresentou o 1200 Sport, conhecido como Bocanegra pelo seu icónico pára-choques em espuma de poliuretano preto. Para além do design marcante, este modelo entrou para a história por ser o primeiro desenvolvido integralmente no recém-inaugurado Centro Técnico da SEAT S.A.
Este ano, quando a empresa celebra o seu 75.º aniversário enquanto força motriz da mobilidade, o seu Centro de Investigação & Desenvolvimento assinala também 50 anos, num momento em que está totalmente focado no desenvolvimento do carro urbano eléctrico. “Este duplo aniversário é um marco que destaca o nosso compromisso contínuo com o progresso, talento e visão de futuro”, afirma Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo para Investigação e Desenvolvimento da SEAT S.A.
Da prancheta ao mundo digital
Nos primeiros anos, os 211 colaboradores espalhavam enormes rolos de papel pelas mesas para desenhar à mão os primeiros esboços de cada modelo. As silhuetas eram definidas através de maquetes em gesso e os testes acústicos realizavam-se em salas forradas a espuma.
Hoje, a equipa conta com cerca de 1.000 profissionais – engenheiros, designers, especialistas em aerodinâmica e acústica – que trabalham com esboços 3D, realidade virtual e ferramentas de inteligência artificial. “A maior evolução foi a variedade de tecnologias que a nossa equipa tem de dominar”, explica Josep Bons, Director de Experiência do Utilizador & Engenharia de Interiores.
O gesso deu lugar à argila, e os testes acústicos decorrem agora em câmaras anecoicas com tecnologia box-in-box, que isolam mais de 95% dos sons e vibrações externas. Os microfones tradicionais foram substituídos por cabeças artificiais que simulam a percepção humana, captando cada nuance sonora com precisão.
Modelos que marcaram gerações
Após o Bocanegra, o Centro Técnico desenvolveu modelos icónicos como o Ibiza, Toledo e Leon. A integração no Grupo Volkswagen em 1986, seguida pela entrada no cluster Audi-Lamborghini em 2002, reforçou a capacidade técnica do centro. Em 2007, a abertura do Design Center e do Prototype Development Center permitiu centralizar em Martorell todas as fases do processo criativo e técnico, desde o primeiro traço até à validação final antes da produção em série.
Em 2020, chegou outro marco: o CUPRA Formentor, primeiro modelo concebido e desenvolvido inteiramente pela marca, tornando-se também o seu veículo mais vendido. Em 2021, o CUPRA Born marcou a entrada na electrificação, como o primeiro modelo 100% eléctrico da CUPRA. Nesse ano, foi ainda inaugurado o Test Center Energy, um centro único de investigação e desenvolvimento de baterias no sul da Europa, reforçando o compromisso da empresa com a mobilidade eléctrica, complementado pelo investimento de 300 milhões de euros na fábrica de sistemas de baterias.
O futuro é eléctrico
Actualmente, este hub avançado de inovação está centrado no desenvolvimento do carro urbano eléctrico. Das 310.000 simulações realizadas em 2024 para validar aspectos como aerodinâmica, segurança ou acústica, 220.000 corresponderam a esta nova gama. “Liderar o desenvolvimento dos carros urbanos eléctricos reflecte a confiança do Grupo Volkswagen nas nossas pessoas e capacidades”, destaca Dr. Werner Tietz.
50 anos do Centro Técnico em números
- De 211 colaboradores em 1975 para cerca de 1.000 hoje
- 34.000 profissionais ao longo da sua história
- Crescimento das instalações de 16.000 m² para 200.000 m² actuais
- 950 protótipos desenvolvidos
- 359 patentes registadas
- 35 milhões de quilómetros em testes sob condições extremas
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