Press Release: Pedro Costa Gonçalves vai contar com João António Pinto Monteiro, Teresa Almeida, Margarida Costa Andrade e João Pedro Rodrigues na nova direção da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Assumindo que nestas alturas se espera um “discurso positivo e otimista, um discurso de esperança e de confiança no futuro”, o novo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), Pedro Costa Gonçalves, salientou que, na Faculdade “sobram as razões que justificam um sentimento de confiança e uma visão muito otimista do futuro”.
Durante a tomada de posse, que decorreu a 9 de julho na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC), Pedro Costa Gonçalves agradeceu ao anterior diretor da FDUC, Jónatas Machado. “Estimado Jónatas, dou aqui voz aos nossos colegas da Faculdade para, com todos eles, deixar expresso o nosso profundo agradecimento por tudo o que fez nos seus dois mandatos”. O agradecimento foi também estendido à anterior equipa de direção.
Frisando a importância das pessoas, o novo diretor da FDUC salientou a “irrestrita dedicação dos nossos professores” e o “comprovado comprometimento dos nossos funcionários”. Quanto aos estudantes, afirmou contar com “as suas energias, a sua liberdade criativa e a sua força transformadora”.
Do lado das instituições, Pedro Costa Gonçalves destacou a boa forma do Instituto Jurídico, referindo que “é especialmente animador o facto de a Unidade de Investigação e Desenvolvimento da Faculdade – o Instituto Jurídico – ter hoje a sua excelência reconhecida”.
O novo diretor referiu também algumas “zonas sombrias”, como é o caso do envelhecimento do corpo docente e do corpo técnico ou o “peso burocrático que sobrecarrega os docentes”.
Pedro Costa Gonçalves assumiu o compromisso de fazer o melhor que conseguir pela FDUC. “Com os colegas que me acompanham, estamos comprometidos em procurar fazer o melhor: em preparar a Faculdade para o futuro, para o embate e as implicações dos desenvolvimentos tecnológicos e para o enigma sobre os impactos da inteligência artificial no ensino, mas também na esfera do direito, na sua produção e, sobretudo, na sua aplicação”.
A presidir à cerimónia, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, elogiou a componente de investigação, referindo que o “Instituto Jurídico tem vindo a trilhar um caminho muito importante” e que hoje, a Faculdade de Direito “tem projetos europeus em quantidade suficiente e em qualidade para manter uma investigação e uma produção científica que só nos pode orgulhar”.
Amílcar Falcão agradeceu o discurso “profundamente positivo” do novo diretor da FDUC, afirmando esperar que o mandato “seja um sucesso”.
Mais informações aqui.