Modelo de Linguagem da NOVA FCT em Segundo Lugar na Competição da Amazon

Press Release: Equipa da NOVA FCT/NOVA LINCS ficou em segundo lugar no prémio internacional Amazon Nova AI Challenge, uma competição universitária que desafiou estudantes e investigadores de todo o mundo a criar soluções de Inteligência Artificial (IA) Generativa para modelos de linguagem avançados.

Em janeiro de 2025, dez universidades previamente selecionadas começaram a competir na Amazon Nova AI Challenge, uma nova iniciativa da Amazon dedicada ao desenvolvimento de aplicações seguras de IA Generativa. A proposta da competição universitária consistiu na criação de modelos de linguagem de grande escala (LLMs) que fosse resiliente a ataques cibernéticos.

O desafio pretendeu responder a uma questão crítica: será possível desenvolver assistentes de programação baseados em IA que sejam úteis e seguros? A final ocorreu nos dias 26 e 27 de junho, em Santa Clara, Califórnia, onde as quatro equipas finalistas, incluindo a NOVA FCT, defrontaram-se num torneio concebido para testar a segurança de modelos de linguagem contra condições adversas e ataques cibernéticos de bots concorrentes.

Esta semana foram divulgados os vencedores. Em primeiro lugar, a Team PurpCorn-PLAN, da University of Illinois Urbana-Champaign, e a Team PurCL da Purdue University, receberam 250 mil dólares. Em segundo lugar, está a equipa portuguesa da NOVA FCT assim como a Team AlquistCoder, da Czech Technical University; ambas as equipas receberam 100 mil dólares como prémio, além dos 200 mil dólares iniciais que todas as dez equipas participantes receberam para desenvolver as soluções de IA.

A Team RedTWIZ é constituída por alunos da NOVA FCT e NOVA LINCS, Diogo Silva (team co-leader), Artur Horal (team co-leader), Diogo Tavares, Rafael Ferreira, Daniel Pina, Iago Paulo, Henrique Paz e João Soares, e orientada pelos investigadores David Semedo e João Magalhães.

“A conquista da segunda posição numa competição internacional que reúne um conjunto de universidades de destaque mundial nas áreas do desenvolvimento científico e tecnológico, vem reforçar a qualidade da nossa investigação científica e da inovação demonstrada pelos nossos alunos”, afirma João Magalhães, um dos coordenadores da equipa da NOVA FCT.

Entre as conclusões desta primeira edição do Amazon Nova AI Challenge, a Amazon aponta que os métodos inovadores revelaram a possibilidade de criar um compromisso entre a segurança e funcionalidade no desenvolvimento de IA generativa. Em destaque, a competição demonstrou a importância de testar a segurança em conversas prolongadas com IA, que o desenvolvimento de dados sintéticos foi crucial para melhorar o treino dos modelos, e a relevância de aplicações reiais para o desenvolvimento responsável de IA.

A NOVA FCT participa pela terceira vez no Amazon AI Challenge e é a terceira vez que fica nos dois lugares de topo. Em 2023, a equipa da NOVA FCT alcançou o primeiro lugar do Alexa Prize TaskBot Challenge 2 e venceu 500 mil dólares.

Mais informações aqui