Mercedes-Benz Trucks Demonstra Força e Inovação Para Todo o Tipo de Terrenos

A Mercedes-Benz Trucks demonstrou recentemente a sua expertise técnica e capacidade de inovação para aplicações exigentes no setor da construção, durante um evento exclusivo off-road no terreno de testes de Ötigheim, na Alemanha.

Os modelos basculantes Arocs mostraram todo o seu potencial ao atravessarem cascalho, subirem inclinações acentuadas, atravessarem cursos de água profundos e superarem percursos inclinados e irregulares – provando as suas capacidades em condições reais extremas, tal como o Unimog U 5023 de cabina dupla, concebido para operações fora de estrada.

A gama Arocs foi desenvolvida para responder às maiores exigências do transporte de materiais, engenharia civil e utilização tanto em estrada como fora dela, destacando-se pela sua versatilidade. Já o Mercedes-Benz Atego oferece uma solução compacta e ágil para aplicações de média tonelagem em construção e serviços municipais, ideal para ambientes urbanos e estaleiros com espaço limitado, combinando tecnologia de segurança moderna, elevada capacidade de carga útil e equipamento prático.

O portefólio fica completo com o lendário Unimog, procurado para as condições mais desafiantes e terrenos de difícil acesso.

Potência técnica dos veículos basculantes Mercedes-Benz Arocs

O Mercedes-Benz Arocs é sinónimo de engenharia robusta, fiabilidade e versatilidade nas operações diárias em obra. O seu chassis estável e flexível à torção permite cargas úteis elevadas e serve de base a diversas configurações, como basculantes trilaterais, traseiros, roll-off e veículos de construção personalizados.

Com uma vasta gama de configurações de eixos – de 4x2 a 6x4 e 8x8, e eixos motrizes com suspensão em aço ou pneumática (incluindo agora um eixo dianteiro de nove toneladas) – o Arocs adapta-se precisamente à sua missão.

Os motores Euro VI OM 470, OM 471 e OM 473 oferecem potências até 460 kW (625 cv), garantindo binário elevado e baixo consumo de combustível. A transmissão automática Powershift Advanced assegura passagens rápidas, entrega de potência suave e condução confortável em todos os terrenos.

O Hydraulic Auxiliary Drive (HAD) opcional fornece tração adicional em condições difíceis sem o peso e consumo adicionais de um sistema integral de tração total. Já a embraiagem turbo retarder, sistema de arranque e travagem sem desgaste, permite um controlo seguro e preciso de cargas extremas em subidas e descidas.

Assistência à condução e segurança de topo

Os Arocs incluem sistemas avançados como o Active Brake Assist 6 (travagem de emergência também para peões e ciclistas em interseções), Active Sideguard Assist 2 (segurança em manobras de curva), cruise control adaptativo de última geração, assistente de faixa de rodagem e de atenção.

Os modernos faróis LED, de série com assinatura luminosa distinta, podem ser opcionais em versão Full-LED, melhorando significativamente a iluminação. Para uso em obras, existem versões LED com grelhas protetoras para veículos com suspensão em aço.

Soluções digitais para maior eficiência em obra

A partir de julho, os novos modelos Arocs passam a integrar o Multimedia Cockpit Interactive 2, com painel de instrumentos totalmente digital e ecrã tátil central que controla intuitivamente funções como tomadas de força e assistentes de condução. A integração com o TruckLive permite dados em tempo real para navegação, gestão de frota, manutenção e atualizações OTA, aumentando conforto, eficiência e operacionalidade. A disponibilidade deste cockpit depende da variante de cabina (de série ou opcional na UE).

Mercedes-Benz Atego: especialista em aplicações de média tonelagem

O Atego destaca-se pela sua eficiência, agilidade e versatilidade. Com cabina compacta, é perfeito para zonas urbanas, estaleiros estreitos ou serviços municipais, conjugando motor Euro VI potente, engenharia robusta e equipamento prático.

Tal como os Arocs, integra sistemas avançados como Active Brake Assist 6, Active Sideguard Assist 2, Frontguard Assist, manutenção de faixa e assistente de atenção, garantindo elevados padrões de segurança.

Unimog U 5023 de cabina dupla: operações extremas

O Unimog U 5023 de cabina dupla foi concebido para tarefas fora de estrada. Com profundidade de vadeo até 1,20 m, eixos portais, tração integral permanente e capacidade para sete ocupantes, é ideal para bombeiros, proteção civil ou obras em terrenos difíceis. O seu design modular permite adaptações a várias necessidades operacionais.

Herança e inovação: do LP 1519 ao Arocs Extent

Um dos destaques do evento foi o histórico Mercedes-Benz LP 1519, lançado em 1965. Este modelo, pioneiro na fábrica de Wörth, possuía cabina cúbica moderna com excelente visibilidade e entrada baixa, sendo popular como chassis plano, trator ou basculante nas décadas de 70 e 80. O exemplar exposto foi um dos veículos de desenvolvimento da suspensão pneumática, demonstrando a visão inovadora da marca.

Já o Mercedes-Benz Arocs Extent, edição limitada a 100 unidades, apresenta design exclusivo com elementos em cromado escuro, pintura cinzento mate, faróis principais e auxiliares em LED, acabamentos em carbono, volante em pele, tampas de eixo em aço inox e o cockpit digital Multimedia Interactive 2.

FUSO eCanter com basculante Meiller Trigenius: potência elétrica para uso urbano

O novo FUSO eCanter demonstra mobilidade elétrica prática: equipado com bateria M, distância entre eixos de 3.400 mm e basculante robusto Meiller Trigenius, é solução flexível para serviços municipais, paisagismo e comércio.

Graças ao carregamento AC (até 22 kW) em ~6h (0–100%) ou DC rápido (até 104 kW) em apenas 26 min (20–80%), alia flexibilidade a eficiência operacional.

Com carga útil de ~3,1 toneladas, alta manobrabilidade, dimensões compactas e excelente visibilidade, mantém os pontos fortes da gama Canter, incluindo disponibilidade em versão diesel.

Mercedes-Benz Trucks reforça assim o seu compromisso com soluções robustas, versáteis e tecnologicamente avançadas para todas as exigências do setor da construção, seja em ambientes urbanos ou nos terrenos mais difíceis.

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