Em julho de 1965, a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth registou um marco histórico com a produção do seu primeiro camião completo, um Mercedes-Benz LP 608 verde. Este momento assinala exatamente 60 anos desde que a primeira unidade saiu da linha de produção, dando início a uma trajetória de excelência na fabricação de veículos comerciais.
A produção na unidade de Wörth iniciou-se quase dois anos antes, em outubro de 1963, com cerca de 100 colaboradores. Inicialmente, eram produzidas apenas as cabinas dos camiões, que depois eram enviadas para as fábricas de Gaggenau (para camiões pesados) ou Mannheim (para camiões médios e ligeiros), onde se realizava a montagem final. A partir de 1965, Wörth tornou-se o centro nevrálgico da produção de veículos comerciais da Mercedes-Benz, assumindo a montagem completa e entrega dos veículos. Enquanto isso, as unidades de Gaggenau e Kassel especializavam-se na fabricação de transmissões e eixos, e Mannheim focava-se na produção de motores e autocarros.
Originalmente planeada como uma “fábrica de componentes”, a Daimler-Benz AG redefiniu a sua estratégia para veículos comerciais no início da década de 1960. Assim, Wörth passou a ser a unidade central para a produção em larga escala de todas as classes de camiões, onde se realizava toda a montagem final, dividindo-se a produção do grupo entre componentes e montagem de veículos.
Desde o início, a fábrica destacou-se pela sua flexibilidade, produzindo várias séries de modelos, desde o “Wörther ligeiro” ao “Wörther pesado”, numa linha de montagem comum. Nestes 60 anos, mais de 4,4 milhões de camiões foram fabricados em Wörth, incluindo mais de 800.000 unidades CKD (Completely Knocked Down), enviadas para mercados internacionais para montagem local.
Atualmente, a fábrica de Wörth produz os modelos Actros, Arocs e Atego, assim como os veículos especiais Mercedes-Benz Econic, Unimog e Zetros. Desde 2021, iniciou-se a produção em série do camião elétrico Mercedes-Benz eActros 300/400 para transporte urbano, seguida em 2022 pelo eEconic para uso municipal. No final de 2024, foi comemorado o início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, destinado a transportes de longa distância.
Este aniversário sublinha a importância da fábrica de Wörth na história da Mercedes-Benz e no futuro da mobilidade sustentável e inovadora para veículos comerciais.
Para mais informações clica aqui.