Investigação da NOVA FCT Premiada em Apoio à Reabilitação de Crianças com Cancro Cerebral

Press Release: O projeto CancerCareTech, liderado por Cláudia Quaresma, professora e investigadora da NOVA FCT, foi um dos dois vencedores das Bolsas de Investigação Médica da Liga Portuguesa Contra o Cancro / LIONS Portugal – Cancro Infantil 2024.

A iniciativa visa desenvolver uma plataforma integrada de monitorização do processo de reabilitação motora de crianças com cancro cerebral, com o objetivo de minimizar as sequelas associadas à doença e aos seus tratamentos, contribuindo para uma melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes pediátricos.

Apesar de inicialmente estar prevista apenas uma bolsa, a qualidade dos projetos apresentados levou à distinção de duas investigações, cada uma com um financiamento de 15 mil euros. A cerimónia de entrega realiza-se no próximo sábado, 26 de julho, às 11h00, no Hotel Vila Batalha, em Leiria.

Esta distinção representa um importante reconhecimento da excelência científica e do impacto social da investigação desenvolvida na NOVA FCT, contribuindo para o avanço da investigação oncológica pediátrica em Portugal.

A atribuição anual destas bolsas resulta de uma longa parceria da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Lions Portugal com o objetivo de substanciar o apoio ao desenvolvimento da produção científica em oncologia pediátrica, essencial para o sucesso do combate à doença, bem como para a qualidade de vida das crianças com cancro.

Na imprensa

Projetos centrados no cancro cerebral pediátrico conquistam bolsas de investigação médica, Jornal Económico.

LPCC e Lions Portugal atribuem duas bolsas a projetos no cancro cerebral infantil, MedJournal.

Tumores Cerebrais Pediátricos: Projeto de teste de fármacos em larga escala ganha bolsa da LPCC, Netfarma.

Mais informações aqui