Press Release: Check Point explica como a transição do modelo VPN para SASE (Secure Access Service Edge) está a transformar o acesso remoto e a segurança no trabalho híbrido.
A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), pioneira e líder mundial em soluções de cibersegurança, reconhece que, com a pandemia, as implementações dos trabalhos híbridos vieram garantir novas oportunidades às empresas e aos colaboradores, mas ainda há desafios que devem ser revistos.
Veja-se o exemplo de uma VPN (Rede Privada Virtual). São 8 da manhã em Nova Iorque e a VPN da empresa já está a 85% da capacidade. Daqui a uma hora, toda a costa leste dos EUA estará online e a equipa de suporte técnico já está a receber pedidos por causa de ligações lentas. Parece familiar? Acredite que não é caso único. As soluções de VPN baseadas em appliances foram desenhadas para um mundo diferente — um mundo onde a maioria das pessoas trabalhava cinco dias por semana a partir do escritório, o acesso remoto em larga escala não era uma necessidade quotidiana e as aplicações em cloud eram uma raridade.
Na altura, centralizar o tráfego num número reduzido de pontos de ligação fazia sentido. Hoje, com equipas e recursos distribuídos globalmente, esse modelo está esgotado. As empresas modernas precisam de soluções de segurança que permitam às pessoas trabalhar a partir de qualquer lugar, com conectividade rápida e segura.
O novo paradigma do trabalho híbrido
A transição para um modelo remoto generalizado trouxe novas exigências: os colaboradores esperam agora ter acesso contínuo e sem fricção a aplicações SaaS, sistemas internos, cloud e web — independentemente do local onde estejam.
Para as equipas de IT, isso traduz-se em requisitos muito concretos:
- Acesso seguro a ambientes on-premise, cloud e remotos;
- Conectividade de alto desempenho para manter a produtividade;
- Aplicação consistente de políticas de segurança;
- Prevenção de ameaças eficaz e visibilidade total sobre a rede.
O problema não está no appliance, mas no caso de uso
Firewalls de próxima geração (NGFW) continuam a ser fundamentais para segmentação interna e proteção dos data centers, mas quando falamos de tráfego remoto à escala global, a cloud edge é uma solução mais eficaz.
Em vez de encaminhar o tráfego por um appliance centralizado, o ideal é aplicar políticas de zero trust em pontos de presença distribuídos globalmente (PoPs).
A solução SASE da Check Point (Secure Access Service Edge) oferece exatamente isso — e muito mais:
- Permite acesso a aplicações cloud ou internas com base na identidade e no contexto de segurança;
- Elimina o “backhauling”, acelerando o acesso a aplicações críticas;
- Garante políticas de acesso consistentes a partir de uma única consola, com maior visibilidade;
- Inspeciona o tráfego em tempo real, com prevenção de ameaças alimentada por IA diretamente no dispositivo.
O SASE da Check Point complementa os appliances on-premises, formando um ecossistema de segurança unificado, gerido através do Infinity Portal. Com esta abordagem, os utilizadores remotos beneficiam de acesso seguro e agnóstico à cloud, proteção total contra ameaças da web e visibilidade sobre o uso de SaaS — enquanto os firewalls físicos continuam a proteger os ambientes locais e os data centers. A solução SASE não substitui, acrescenta.
Modernizar o acesso sem perder controlo
Um dos nossos clientes, uma rede hospitalar nos EUA, procurava substituir a sua VPN tradicional sem comprometer a infraestrutura crítica. Com a aplicação da solução SASE da Check Point, conseguiu:
- Garantir acesso remoto seguro e fluido ao pessoal clínico;
- Manter a performance e escalabilidade exigidas por ambientes hospitalares de alto desempenho, respeitando as normas de conformidade;
- Melhorar em 10 vezes a velocidade do acesso seguro à internet.
- Uma arquitetura híbrida e moderna de segurança
Hoje, já não se trata de escolher entre cloud ou on-premise. As organizações modernas precisam do melhor de ambos. Com o SASE da Check Point no centro de uma arquitetura de segurança numa rede mesh híbrida, é possível adotar as ferramentas certas para cada cenário, potenciando as suas capacidades.
Ganhe agilidade, performance e proteção — onde quer que a sua equipa esteja. Está pronto para dar o próximo passo na evolução do seu perímetro de segurança? Falar com um especialista da Check Point pode ser o primeiro passo para modernizar o acesso remoto com segurança — e acompanhar as exigências do trabalho híbrido.
Siga a Check Point Software:
- X: http://www.twitter.com/checkpointsw
- Blog: http://blog.checkpoint.com
- YouTube: http://www.youtube.com/user/CPGlobal
Sobre a Check Point Software Technologies Ltd.
A Check Point Software Technologies Ltd. (www.checkpoint.com) é um fornecedor líder de plataformas de cibersegurança alimentadas por IA e fornecidas na cloud, protegendo mais de 100.000 organizações em todo o mundo. A Check Point aproveita o poder da IA em todo o lado para melhorar a eficiência e a precisão da cibersegurança através da sua Plataforma Infinity, com taxas de captura líderes na indústria, permitindo uma antecipação proativa de ameaças e tempos de resposta mais inteligentes e rápidos. A plataforma abrangente inclui tecnologias fornecidas pela cloud que consistem em Check Point Harmony para proteger o espaço de trabalho, Check Point CloudGuard para proteger a cloud, Check Point Quantum para proteger a rede e Check Point Infinity Core Services para operações e serviços de segurança colaborativos.
Mais informações aqui.