A Daimler Truck deu hoje mais um passo decisivo na descarbonização do transporte rodoviário, ao colocar em operação 14 camiões totalmente eléctricos Mercedes-Benz eActros 600 para rotas de longa distância, no âmbito do projeto “Electrify Inbound Logistics”.
Os veículos irão abastecer as fábricas da Mercedes-Benz em Wörth, Gaggenau, Kassel e Mannheim com peças e componentes provenientes de várias regiões da Alemanha e da Europa, confirmando que a electrificação do transporte de longo curso já não é apenas uma visão futura, mas uma realidade operacional.
Na cerimónia de lançamento, realizada esta segunda-feira em Wörth, Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, afirmou: “Com o início do convoy hoje e o arranque da logística de longa distância totalmente eléctrica para abastecimento das nossas fábricas alemãs, estamos a enviar um sinal forte para o futuro sem emissões do transporte rodoviário. A electrificação da nossa logística industrial com o eActros 600 representa a combinação de inovação tecnológica com a confiança dos nossos parceiros.”
Já Jürgen Distl, Head of Operations da Mercedes-Benz Trucks, sublinhou que, nos últimos dois anos, mais de 20% dos transportes regionais com material de produção já foram electrificados, com cerca de 100 entradas diárias de camiões eléctricos nas fábricas. “Agora, expandimos o foco para a rede de transporte europeia com os nossos parceiros logísticos. O eActros 600 é um verdadeiro ‘game changer’ para o transporte nacional e internacional de longa distância.”
Rotas até 600 km e operação CO₂-free
Os 14 eActros 600 irão operar em rotas entre 150 km e 600 km, incluindo percursos transfronteiriços de e para Itália, República Checa e Luxemburgo. As operações utilizarão a infraestrutura de carregamento das fábricas da Daimler Truck, os depósitos dos transportadores e postos de carregamento públicos, quando necessário. Estima-se que esta frota percorra até 2,5 milhões de quilómetros por ano em operação sem emissões locais.
Expansão da infraestrutura de carregamento com TruckCharge
O projeto inclui o reforço da infraestrutura de carregamento nos centros de produção, com 15 pontos de carregamento já operacionais em Wörth (seis dos quais rápidos, de 400 kW). Está prevista a instalação de mais oito carregadores rápidos até ao final de 2025 em localizações alemãs. O TruckCharge, solução da Daimler Truck, visa apoiar frotas e empresas industriais na implementação económica da mobilidade eléctrica, incluindo um futuro modelo de carregamento semi-público que permitirá rentabilizar infraestruturas próprias quando não estejam a ser utilizadas.
Sobre o eActros 600
Lançado oficialmente no final de 2024, o eActros 600 destaca-se pela sua autonomia de 500 km sem recarga intermediária, graças à bateria de 621 kWh baseada em tecnologia de fosfato de ferro e lítio (LFP), que assegura longa durabilidade e utilização de mais de 95% da capacidade instalada. O camião suporta um peso bruto combinado até 44 toneladas, com uma autonomia diária superior a 1.000 km, desde que exista possibilidade de carregamento nas pausas regulamentares dos motoristas.
Em dezembro de 2024, as primeiras unidades foram entregues a clientes e o modelo já conquistou o prémio International Truck of the Year 2025, após provas de resistência como a European Testing Tour de 15.000 km por 22 países e o Winter Testing Tour de 6.500 km no Norte da Europa.
Logística livre de emissões: um compromisso estrutural
Com este projeto, a Daimler Truck reforça o seu compromisso com a neutralidade carbónica, investindo não apenas em veículos eléctricos e a hidrogénio, mas também na digitalização e serviços que potenciem toda a cadeia de valor, em linha com os princípios de economia circular e responsabilidade social.
Os parceiros logísticos que integram o projeto incluem Alfred Schuon International Forwarding & Logistics, Duvenbeck, Rothermel, Frankenbach, Fercam, Gruber Logistics, HAAF, Ristelhueber, LKW WALTER, Schockemöhle Logistics, Petko Angelov BG, Raben Group, Seifert Logistics, Bork e Walter Schmitt.
Para mais informações clica aqui.