AIDUC Debate Educação, Inteligência Artificial e Liberdade

Press Release: O curso Abordagens Interdisciplinares para a Docência conta este ano com 120 participantes que têm acesso a duas mesas redondas e 28 workshops.

Sob o tema “Educação, Inteligência Artificial e Liberdade”, a quarta edição do curso Abordagens Interdisciplinares para a Docência (AIDUC) da Universidade de Coimbra (UC) decorre de 10 a 11 de julho em diferentes espaços da instituição.

Durante a abertura do evento na Faculdade de Letras da UC, Paulo Nobre, presidente da Comissão Científica do AIDUC, explica que o “curso surge num contexto de proximidade entre a Universidade de Coimbra e os diferentes níveis de ensino e enquadra-se nos eixos de desenvolvimento de atividades de ligação à sociedade, de difusão e transferência do conhecimento e da valorização do conhecimento científico”.

Juntando cerca de 120 docentes entre os participantes, o evento envolve mais de 30 professores da UC e de outras instituições.

Chamando a atenção para a manutenção da ética e dos valores, Paulo Nobre diz que “caberá aos docentes promover uma integração consciente” com os dispositivos, ressalvando que o “pensamento crítico será determinante para a liberdade de cada indivíduo”.

A todos os presentes, o também professor deixou o repto: “Temos muito que fazer, todos em conjunto. O fomento da proximidade entre as instituições com a responsabilidade na formação de professores, inicial e em serviço, e as escolas é por isso um caminho a trilhar, sendo este curso um exemplo disso mesmo, enquadrado evidentemente numa ação mais alargada da academia de formação de professores da Universidade de Coimbra".

A iniciativa AIDUC é promovida pela Universidade de Coimbra e enquadrada no âmbito da Formação de Professores. A Comissão Científica do AIDUC conta com membros de várias Unidades Orgânicas da UC e a coordenação está a cabo do Student Hub, da Academia de Formação de Professores e do Núcleo de Ensino a Distância.

Saiba mais sobre o AIDUC aqui.