A Volvo Trucks estabeleceu uma parceria com o conceituado chef internacional Marcus Samuelsson para lançar uma nova campanha que desafia a indústria do transporte alimentar a reduzir as emissões. O desafio consistiu em preparar uma refeição gourmet utilizando exclusivamente ingredientes transportados por camiões com emissões de escape eliminadas ou reduzidas ao mínimo. Os camiões elétricos desempenharam um papel fundamental nesta iniciativa, que pretende inspirar os compradores de transporte no setor alimentar e das bebidas a adotarem soluções mais sustentáveis.
A descarbonização do setor dos transportes é uma prioridade global e os camiões elétricos com bateria são uma das principais soluções para atingir emissões zero no escape. No setor alimentar, o transporte representa cerca de 19%* das emissões totais.
Para demonstrar a possibilidade de minimizar as emissões no transporte rodoviário de produtos alimentares, a Volvo Trucks juntou-se a Marcus Samuelsson, chef por trás de vários restaurantes internacionais. O chef aceitou o desafio de confeccionar uma refeição gourmet cujos ingredientes foram entregues exclusivamente por camiões elétricos ou movidos a combustíveis renováveis como o biogás ou o biodiesel.
“Foi um jantar único, e estou muito entusiasmado por fazer parte deste projeto. Para mim, o transporte passou a ser um ingrediente, uma personagem principal! Adorei este desafio porque, quando o conseguirmos implementar, vai impulsionar toda a indústria. Espero que um dia todos os chefs passem a informar no menu como os alimentos foram transportados, tornando-se assim num novo valor premium,” afirmou Marcus Samuelsson.
O menu incluiu bacalhau glaceado com miso, couve, lagostins, salada de pepino e vinho Riesling alemão. Os ingredientes percorreram aproximadamente 2.700 quilómetros, dos quais 86% foram feitos por camiões elétricos sem emissões no escape. O restante trajeto foi assegurado por veículos a combustíveis renováveis.
Katarina Adamson, responsável global pela marca e comunicação da Volvo Trucks, comenta: “Esta campanha é perfeita para a marca Volvo – torna a sustentabilidade no transporte algo compreensível e palpável ao aplicá-la a uma refeição num restaurante, algo com que todos se identificam. O objetivo é sensibilizar os compradores de transporte na indústria alimentar, pois as suas decisões podem influenciar significativamente a transição para soluções mais sustentáveis.”
Este desafio foi um esforço conjunto que envolveu várias empresas de alimentos e bebidas, produtores e transportadores, convidados para um jantar especial num restaurante local em Gotemburgo, na Suécia.
Sobre Marcus Samuelsson
Marcus Samuelsson é o chef por trás de vários restaurantes internacionais, incluindo o aclamado Red Rooster Harlem, em Nova Iorque, onde serviu, entre outros, o Presidente Barack Obama. É também personalidade televisiva vencedora de um Emmy e autor reconhecido, com forte compromisso em causas filantrópicas.
Volvo Trucks e a liderança nos camiões elétricos
A Volvo Trucks é líder global na mobilidade elétrica, com mais de 5.000 camiões elétricos vendidos em 50 países. A gama atual inclui oito modelos adaptados a diversas necessidades, desde distribuição urbana e regional até à construção e gestão de resíduos. Em 2024, a Volvo alcançou uma quota de mercado de 47% em camiões elétricos na Europa (pesados com 16 toneladas ou mais) e lidera também este segmento na América do Norte.
Estratégia de três vias da Volvo para emissões zero
A Volvo Trucks compromete-se a alcançar emissões líquidas zero até 2040 através de uma estratégia tecnológica de três vias: veículos elétricos a bateria, veículos elétricos com célula de combustível e motores de combustão que utilizam combustíveis renováveis, como hidrogénio verde, biogás (Bio-LNG) e biodiesel HVO (óleo vegetal hidrotratado).
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