Press Release: Décima oitava edição do IJUP - Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto reconheceu publicamente os melhores trabalhos apresentados.
Na Universidade do Porto a investigação não tem idade. Prova-o a edição de 2025 do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da U.Porto, que ontem premiou publicamente os 69 melhores trabalhos apresentados durante uma sessão realizada no Salão Nobre da Reitoria.
Os estudantes agora agraciados com a atribuição de um diploma deram a conhecer os seus projetos nos dias 7, 8 e 9 de maio, durante as sessões de apresentação que tiveram lugar no complexo do ICBAS e da FFUP. Eram, ao todo, mais de seiscentos e cinquenta trabalhos de investigação, das mais diversas áreas do saber: Ciências da Saúde, Desporto, Engenharias, Humanidades e Ciências Sociais, Química, Biologia, Economia e Gestão, Agroalimentação, Ambiente, Direito e Criminologia, Psicologia e Ciências da Educação, Arquitetura, Astronomia, Artes, Biologia, Matemática e Física.
Num ambiente em tudo semelhante ao de um congresso científico, o IJUP convoca anualmente os estudantes da Universidade do Porto a apresentarem os resultados da investigação realizada em contexto académico, adquirindo, assim, competências que serão decisivas para o seu futuro.
Segundo o Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, Pedro Rodrigues, “a Universidade do Porto tem entre os seus objetivos providenciar uma formação científica, técnica e ética de excelência, capaz de, com o enquadramento e a orientação dos nossos docentes e investigadores, potenciar a natural ousadia e a criatividade dos jovens estudantes da melhor universidade portuguesa, estimulando-os a produzir investigação desde muito cedo”.
Os trabalhos este ano premiados são, acrescentou Pedro Rodrigues, “ilustrativos do potencial científico e criativo dos estudantes da U.Porto, permitindo-nos estar certos de que as próximas gerações de investigadores estão plenamente capacitadas para impulsionar o avanço do conhecimento e o progresso da comunidade que temos o dever de servir”.
Destinado a facilitar o contacto dos estudantes com as metodologias de criação de conhecimento e a estimular a aproximação entre potenciais futuros investigadores e os grupos de I&D da U.Porto, favorecendo o despertar de vocações para a investigação científica, o IJUP é organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação da U.Porto, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, constituindo um evento pioneiro em Portugal.
Criado em 2008, o IJUP procura, assim, eliminar a ideia de que a participação em atividades de investigação científica está reservada apenas a investigadores e docentes de carreira, estimulando a pesquisa científica entre os estudantes das mais diversas áreas do conhecimento.
Desde a sua criação, o IJUP distinguiu já mais de 500 trabalhos entre os mais de 9 mil apresentados, envolvendo perto de 14 mil estudantes.
Mais informações aqui.