Press Release: A MAN Truck & Bus torna-se o primeiro grande fabricante europeu a lançar um autocarro de turismo totalmente elétrico: o Lion's Coach E. Depois do sucesso da família Lion's City E para operações urbanas e interurbanas, com mais de 2.500 autocarros elétricos vendidos desde 2019, a empresa aposta agora na eletrificação do transporte de passageiros em autocarro de longo curso.
A MAN recorre à tecnologia de propulsão já comprovada no eTruck, produzido em série com sucesso, bem como as inovadoras baterias NMC, produzidas em grande escala na fábrica de Nuremberg. O Lion's Coach E oferece uma capacidade energética de 356 a 534 kWh, proporcionando uma autonomia de até 650 quilómetros. O seu design inteligente permite reduzir o coeficiente de resistência aerodinâmica (valor Cd) para 0,31 e, portanto, para um valor na gama de SUVs compactos.
O primeiro eCoach da Europa também impressiona em termos de espaço: até 61 passageiros com todo o conforto, sem comprometer o volume de bagageira face à versão a diesel. A estreia oficial do Lion’s Coach E está marcada para outubro de 2025, na feira “Busworld Europe”, em Bruxelas. A produção em série arranca em 2026.
“O nosso eCoach marca o início de uma nova era de viagens sem emissões e com baixos níveis de ruído, que muitos clientes aguardavam. É com enorme satisfação que lideramos este caminho e colocamos um autocarro tão dinâmico e inovador sobre rodas”, afirma Barbaros Oktay, Head of Bus da MAN Truck & Bus.
O MAN eCoach segue uma estratégia consistente de emissão zero
Alinhada com os compromissos ambientais e climáticos, a MAN está a trabalhar com os seus clientes para promover a mobilidade sustentável. A empresa segue uma estratégia clara rumo às zero emissões e, nos últimos seis anos, tem operado com sucesso a gama Lion’s City E em contextos urbanos e interurbanos.
Só no primeiro trimestre de 2025, foram vendidos 283 autocarros elétricos, representando mais de 50% dos autocarros urbanos comercializados pela MAN na Europa. Assim, a eletrificação do transporte de longo curso é o passo natural seguinte. O Lion’s Coach E responde tanto às exigências sociais de proteção climática como às expectativas dos clientes em matéria de viagens sustentáveis.
A produção em série terá início em 2026, na fábrica da MAN em Ancara, que foi alvo de uma reestruturação faseada nos últimos meses, com vista à mobilidade elétrica.
“O reposicionamento da fábrica de Ancara é um elemento essencial na transformação da MAN num fornecedor de soluções de transporte sustentáveis”, reforça Barbaros Oktay.
Antes do início da produção em série, uma “frota inicial” será entregue a clientes pioneiros selecionados nos principais mercados europeus.
Uma vasta gama de aplicações: do transporte ao turismo urbano
Numa fase inicial, com base no desenvolvimento do veículo e da infraestrutura pública de carregamento, o Lion's Coach E será particularmente indicado para distâncias curtas e médias - até 650 km de autonomia. Isso inclui serviços de transporte regulares, transporte empresarial e circuitos turísticos.
“O eCoach representa também uma oportunidade real para o setor do turismo em autocarro, conquistar novos públicos, para os quais a sustentabilidade é um critério essencial no planeamento de viagens”, afirma Heinz Kiess, Head of Product Marketing Bus.
Graças à capacidade de carregamento CCS até 375 kW, e tirando partido dos tempos legais de condução e descanso dos motoristas, já é possível garantir perfis de operação semelhantes aos dos autocarros a diesel. Com o futuro sistema de carregamento megawatt (MCS, até 750 kW), em desenvolvimento, os autocarros elétricos irão alargar ainda mais o seu campo de atuação para viagens de longa distância.
Conceito de veículo testado e design dinâmico
A base para este novo eCoach é o consagrado Lion’s Coach, lançado em 2017. Na primeira fase, o eCoach será apresentado como um modelo compacto de três eixos, com 13,9 metros de comprimento e um peso bruto tecnicamente admissível de 27,3 toneladas. Transportará até 61 passageiros, sem comprometer o volume de bagagem, que varia entre 11 e 13 m³. Após o lançamento da versão de três eixos - o Lion’s Coach 14 E - a MAN planeia expandir a gama elétrica passo a passo até ao final da década.
Visualmente inovador, o MAN eCoach apresenta o novo conceito "Smart Flow Design", que estabelece novos padrões no setor. O Lion's Coach E alia um design inteligente à máxima eficiência aerodinâmica e a pormenores tecnológicos de excelência. A equipa de design da MAN conseguiu reduzir o valor Cd de 0,34 para 0,31, um avanço significativo com impacto direto na autonomia.
Também o interior está à altura da inovação: o moderno cockpit digital e o sistema de controlo intuitivo MAN SmartSelect integram-se perfeitamente neste modelo. A orientação centrada no condutor, aliada a sistemas de assistência avançados, proporciona mais conforto e segurança a bordo.
Mais informações aqui.