Autocarro elétrico low-floor consolida sucesso junto de operadores de transportes públicos.
A Mercedes-Benz alcançou um novo marco na mobilidade elétrica: desde o início da produção em série no final de 2018, mais de 2.500 autocarros eCitaro foram fabricados em Mannheim e entregues a operadores de transporte público em toda a Europa. Este número confirma a crescente confiança no modelo elétrico de piso rebaixado, que combina o legado do Citaro com soluções tecnológicas inovadoras.
Cidades alemãs como Stuttgart, Hamburgo, Bonn, Dresden, Bremen, Wiesbaden, Nuremberga e Mannheim registaram grandes encomendas, tal como empresas de transporte em França, Itália, Suécia, Áustria, Suíça, Polónia e outros países europeus.
Para Mirko Sgodda, Diretor de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses: “Graças ao desenvolvimento contínuo, o eCitaro expandiu as suas variantes e melhorou em autonomia, segurança e eficiência operacional. O sucesso fala por si: é um autocarro atrativo, fiável e económico.”
Variantes para todas as necessidades do transporte urbano
O eCitaro começou por ser lançado como um modelo solo de 12,14 metros com capacidade de bateria até 243 kWh. Hoje, está disponível com quatro a seis packs de baterias de terceira geração NMC3, totalizando até 588 kWh. Existe também na versão eCitaro K (10,63 metros), compacta mas com igual potência, ambas equipadas com duas ou três portas.
A família inclui ainda o eCitaro G articulado, com 18,13 metros e até sete packs de baterias que somam 686 kWh de capacidade total. Em 2023, foram introduzidas as versões fuel cell dos modelos solo e articulado, com pilha de combustível de 60 kW como extensor de autonomia e depósitos de hidrogénio no tejadilho, permitindo trajetos mais longos sem recarga externa.
A partir de 2025, será possível operar o eCitaro fuel cell no novo modo “H2 mode”, utilizando hidrogénio como fonte exclusiva de energia, sem necessidade de carregamento elétrico em paragens, enquanto em 2026 todos os modelos passarão a utilizar baterias NMC4 de maior capacidade, vida útil prolongada e compatíveis com carregamento rápido até 300 kW.
Eficiência energética e segurança em primeiro plano
O sistema inovador de gestão térmica reduz em até 40% o consumo energético com climatização, comparativamente ao Citaro a combustão, maximizando a autonomia real. O habitáculo beneficia de bomba de calor para aquecimento eficiente, enquanto as baterias são mantidas à temperatura ideal, prolongando a sua vida útil.
Em termos de segurança, o eCitaro mantém o layout familiar do Citaro, facilitando a troca de motoristas, e inclui de série sistemas como Sideguard Assist de segunda geração, Frontguard Assist, câmara de marcha-atrás, Traffic Sign Assist, Attention Assist, monitorização de pressão de pneus e filtros antivirais de alta performance no ar condicionado. Está disponível, opcionalmente, com sistemas de câmara 360° para modelos solo ou 270° para articulados, além do Preventive Brake Assist 2 e da MirrorCam que substitui espelhos retrovisores.
Soluções de carregamento flexíveis e serviços digitais integrados
O eCitaro oferece várias opções de carregamento, desde plug-in em diferentes posições até pantógrafos ou carris de carregamento, garantindo flexibilidade para cada operação. A Daimler Buses fornece soluções turnkey de mobilidade elétrica, incluindo planeamento e instalação de infraestrutura de carregamento, bem como pacotes de serviços digitais integrados em todos os novos autocarros elétricos.
Para mais informações clica aqui.