O Hyundai Motor Group reafirmou a sua posição de liderança na indústria automóvel ao conquistar o maior número de distinções nos Prémios de Segurança 2025 atribuídos pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). O grupo sul-coreano, que integra as marcas Hyundai, Kia e Genesis, obteve um total de 15 modelos premiados com os selos TOP SAFETY PICK (TSP) e TOP SAFETY PICK+ (TSP+), pela segunda vez consecutiva.
Entre os modelos reconhecidos com a distinção máxima TSP+ estão o Hyundai ELANTRA 2025, o Hyundai SONATA 2025 e o Kia K4 2025. Estes juntam-se a modelos já distinguidos anteriormente, como os Hyundai IONIQ 5, IONIQ 6, KONA, TUCSON e SANTA FE; os Genesis GV60, Electrified GV70, GV70 e GV80; e os Kia EV9 e Telluride. O Genesis G90 2025 obteve a classificação TOP SAFETY PICK.
Critérios de avaliação mais exigentes em 2025
A edição de 2025 dos prémios IIHS introduziu critérios de avaliação mais rigorosos, com foco acrescido na proteção dos ocupantes do banco traseiro. Através de um teste frontal com sobreposição moderada atualizado, foram utilizados manequins representando crianças de 12 anos ou adultos de baixa estatura sentados nos lugares traseiros, com o objetivo de avaliar de forma mais realista o risco de lesões.
Para que um modelo seja distinguido com o selo TSP+, é agora necessário obter uma classificação “Boa” nesse teste. Para o TSP, a classificação mínima exigida é “Aceitável”.
Além disso, os modelos candidatos a ambos os selos devem cumprir os seguintes requisitos:
- Obter classificações “Boas” nos testes de colisão frontal com pequena sobreposição e de impacto lateral atualizado;
- Alcançar pelo menos a classificação “Aceitável” nos testes de prevenção de colisões com peões, realizados em condições de luz diurna e noturna;
- Estar equipados, em todas as versões, com faróis cuja avaliação seja “Aceitável” ou superior.
Sobre o IIHS
O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) é uma organização científica e educativa, independente e sem fins lucrativos, dedicada à redução de mortes, ferimentos e danos materiais causados por acidentes rodoviários. As suas classificações TSP e TSP+ são amplamente reconhecidas como referência no setor automóvel norte-americano, influenciando consumidores, meios de comunicação e analistas.
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