Press Release: As diversas ações desenvolvidas ao longo dos últimos meses pretendem, não só uma melhor integração, mas também reforçar competências fundamentais e promover o sucesso no percurso universitário.
No âmbito do projeto de Promoção do Sucesso Académico e Redução do Abandono, a Universidade de Lisboa, através do Grupo de Trabalho de Apoio a Estudantes oriundos dos PALOP, promoveu, entre fevereiro e maio de 2025, um conjunto de iniciativas especialmente dirigidas a estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Entre as atividades realizadas, destacaram-se:
- Curso “Tópicos de Matemática Geral” – organizado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), este curso teve uma duração de 30 horas e visou reforçar os conhecimentos matemáticos fundamentais em áreas como Análise, Álgebra e Geometria, preparando os estudantes para cursos nas áreas das Ciências, Engenharia, Economia e afins.
- Curso de Português Língua Segunda – dinamizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com início a 8 de maio, o curso foi direcionado a estudantes dos PALOP interessados em desenvolver competências de comunicação em português académico. As aulas decorreram em vários polos da Universidade, em horários pós-laborais e ao sábado.
- Curso de Inglês Básico – Competências de Oralidade e Comunicação – promovido pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), decorreu entre 28 de abril e 7 de maio, às segundas, quartas e sextas-feiras, no Polo Universitário do Alto da Ajuda. Este curso teve como objetivo dotar os estudantes de ferramentas essenciais para a comunicação em inglês, em contextos académicos e sociais.
- Jogo “Explorar a Biblioteca Francisco Pereira de Moura” – uma iniciativa do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), que permitiu aos estudantes desenvolver competências na utilização do catálogo bibliográfico da biblioteca, promovendo a sua autonomia na pesquisa e localização de documentos.
Estas atividades refletiram o compromisso da Universidade de Lisboa com a inclusão, a igualdade de oportunidades e o sucesso académico dos seus estudantes, em particular daqueles que chegam de contextos diversos e que beneficiam de apoio específico no seu percurso universitário.
A Promoção do Sucesso Académico e Redução do Abandono no Ensino Superior é um projeto financiado pelo PRR, através do programa Impulso+Digital.
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