Equinor Investe 21 Mil Milhões NOK em Novo Projeto Submarino Para Reforçar Petróleo e Gás na Europa

A Equinor e os seus parceiros no campo Fram vão investir mais de 21 mil milhões de coroas norueguesas (NOK) num novo projeto de desenvolvimento submarino, Fram Sør, localizado na área de Fram e Troll, no Mar do Norte. O plano de desenvolvimento e operação foi apresentado ao Ministro da Energia da Noruega, Terje Aasland

“O Fram Sør contribuirá para a segurança do abastecimento energético a partir da plataforma continental norueguesa (NCS) para a Europa. A nova infraestrutura será ligada a instalações já existentes, garantindo boa rentabilidade e baixo risco. Com a plataforma anfitriã Troll C alimentada a eletricidade vinda de terra, a produção terá emissões extremamente baixas. Estima-se que o projeto crie um efeito de emprego equivalente a 4.500 postos de trabalho durante o período de desenvolvimento”, afirmou Geir Tungesvik, vice-presidente executivo de Projetos, Perfuração e Aquisições da Equinor. 

Produção começa no final de 2029 

O Fram Sør integra várias descobertas que irão exportar petróleo e gás através da Troll C. Os volumes recuperáveis estão estimados em 116 milhões de barris equivalentes de petróleo, dos quais cerca de 75% são petróleo e 25% gás. O início da produção está previsto para o final de 2029. 

A intensidade carbónica do Fram Sør está estimada em apenas 0,5 kg de CO₂ por barril equivalente, em comparação com a média da NCS de 8 kg e com os 16 kg da média global da indústria (IOGP 2023).

“Fizemos um trabalho aprofundado para amadurecer estes novos recursos descobertos na área de Fram e Troll nos últimos anos. O Fram Sør demonstra a importância de soluções integradas por área e da colaboração próxima entre parceiros e autoridades para concretizar o valor dos recursos numa plataforma continental madura. A Equinor prevê colocar mais de 50 projetos como este em operação até 2035”, explicou Kjetil Hove, vice-presidente executivo de Exploração e Produção na Noruega. 

Nove descobertas em quatro anos 

Desde a descoberta de Echino South em 2019, que reforçou a convicção do potencial petrolífero da zona, foram realizadas nove descobertas na área Troll-Fram em quatro anos, incluindo Blasto, em 2021, e duas descobertas mais pequenas que, em conjunto, constituem a base para Fram Sør. 

Tecnologia pioneira no Mar do Norte 

O projeto será o primeiro na NCS a utilizar árvores de natal submarinas totalmente elétricas, eliminando a necessidade de fluido hidráulico vindo da plataforma e permitindo melhor monitorização do equipamento submarino. Este sistema inovador melhora a eficiência, fiabilidade e reduz o risco de impacto ambiental.
Impacto na indústria norueguesa 

Um estudo de impacto realizado pelo Kunnskapsparken de Bodø estima um efeito de emprego de 4.500 equivalentes a tempo inteiro na Noruega durante o período de desenvolvimento. A maioria dos fornecedores tem sede fiscal na Noruega, embora parte da construção decorra no estrangeiro. O valor total dos contratos associados ascende a cerca de 18 mil milhões de coroas norueguesas, estando todos sujeitos a aprovação regulamentar. 

Parceiros no projeto Fram Sør 

  • Equinor Energy AS – 45%
  • Vår Energi ASA – 40%
  • INPEX Idemitsu Norge AS – 15%

Para mais informações clica aqui