A Volvo Trucks acaba de receber uma encomenda de 30 camiões elétricos da Linfox, empresa australiana de transporte e logística, naquele que é o maior pedido de sempre deste tipo de veículos na Austrália. O anúncio coincide com a confirmação de que a produção de camiões elétricos terá início, em 2026, na fábrica da Volvo em Brisbane.
A Linfox, com sede na Austrália e presença internacional, encomendou 29 unidades do modelo Volvo FH Electric e uma unidade do Volvo FM Electric. A empresa já opera quatro camiões elétricos Volvo na sua frota e, além deste novo lote elétrico, encomendou também 195 camiões Volvo FH e FM com motores de combustão convencionais.
“A nossa parceria com a Linfox continua a fortalecer-se. Esta encomenda é uma prova clara da confiança na nossa tecnologia e na viabilidade do transporte sem emissões já hoje,” afirmou Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. “Com o início da produção de camiões elétricos na Austrália, passamos a fabricar veículos elétricos em cinco unidades industriais a nível mundial – três na Europa, uma nos EUA e, agora, uma na Austrália.”
A nova linha de montagem será instalada na unidade da Volvo em Wacol, Brisbane, reforçando o compromisso da marca com a eletrificação global e com soluções sustentáveis adaptadas aos mercados locais.
Peter Fox AM, Presidente Executivo da Linfox, sublinhou: “Estamos entusiasmados por continuar a liderar a logística sustentável na Austrália ao lado da Volvo. Eletrificar ainda mais a nossa frota eleva os padrões da indústria e responde à exigência dos nossos clientes por soluções com menor impacto ambiental.”
Mais de 5.000 camiões elétricos entregues
A Volvo Trucks é líder global no segmento de veículos pesados elétricos, tendo já entregue mais de 5.000 camiões elétricos em 50 países. A gama atual inclui oito modelos elétricos, preparados para responder a diferentes necessidades, desde a distribuição urbana e regional, à construção e recolha de resíduos.
Em 2024, a Volvo alcançou uma quota de 47% do mercado de camiões elétricos pesados (acima de 16 toneladas) na Europa, mantendo também uma posição de liderança na América do Norte.
Três caminhos para emissões zero
Para atingir a meta de neutralidade carbónica até 2040, a Volvo Trucks está a seguir uma estratégia tecnológica assente em três vias complementares:
- Camiões elétricos a bateria
- Veículos elétricos a célula de combustível (hidrogénio)
- Motores de combustão alimentados por combustíveis renováveis, como o hidrogénio verde, biogás (Bio-LNG), biodiesel e HVO (óleo vegetal hidrotratado).
Este compromisso multifacetado reforça a ambição da marca sueca em liderar a descarbonização do setor dos transportes com soluções práticas, escaláveis e adaptadas a diferentes geografias.
Para mais informações clica aqui.