De 14 a 16 de maio de 2025, a Mercedes-Benz Special Trucks estará presente na RETTmobil, o maior evento europeu dedicado a veículos de emergência e operações de resgate, com uma exibição de veículos todoterreno projetados para missões de combate a desastres e operações de socorro. No stand F16, os visitantes poderão conhecer o Unimog TLF 3000, um camião de combate a incêndios com tanque, e o Mercedes-Benz Atego HLF 10, um veículo multifuncional de combate a incêndios e assistência técnica. Além disso, será possível ver o Unimog com cabine para equipa em ação num percurso fora de estrada.
Unimog U 5023 como Camião de Combate a Incêndios com Tanque de 3000 Litros
Com uma altura ao solo superior a meio metro, grandes ângulos de aproximação e rampas, e uma capacidade de travessia de até 1,2 metros, o Unimog U 5023 é o veículo ideal para operações de combate a incêndios em áreas alagadas ou difíceis de alcançar, bem como para missões em terrenos com vegetação densa. O chassi altamente resistente à torção, com eixos tubulares e articulação de até 30 graus, permite que a equipa, o material e os equipamentos pesados cheguem rapidamente a locais remotos.
O sistema integrado de regulação de pressão dos pneus permite ajustes rápidos enquanto o veículo está em movimento, garantindo máxima tração em superfícies variáveis. O Unimog U 5023 vem equipado com um pacote de proteção térmica para todas as linhas relevantes em operações de combate a incêndios.
Este camião de combate a incêndios é montado sobre o Unimog U 5023 e equipado com uma superestrutura Schlingmann, cujos quadros são soldados a partir de perfis especiais em aço inoxidável para garantir estabilidade e prevenir corrosão. O tanque de até 4.000 litros de água é alimentado pela bomba centrífuga Schlingmann S2000 FPN 10-2000, e a operação da bomba é simplificada por botões compatíveis com luvas.
Atego HLF 10: Veículo Multifuncional de Combate a Incêndios
O Mercedes-Benz Atego HLF 10 é um veículo multifuncional para bombeiros municipais, preparado tanto para combate a incêndios como para assistência técnica em emergências. Com 220 kW (299 cv) e tração integral, o Atego é capaz de chegar rapidamente ao destino, mesmo fora de estrada, graças à redução off-road e ao sistema de bloqueio de diferencial. O veículo oferece uma cabine espaçosa para nove pessoas (8+1), e a superestrutura AT (Advanced Technology) da Rosenbauer é projetada para atender aos requisitos das operações municipais.
Equipado com uma bomba centrífuga FPN 10-3000, sistema de fornecimento de água e espuma para combate a incêndios, e controlado pelo sistema de controle lógico da Rosenbauer, o Atego HLF 10 é uma solução eficiente e versátil para situações de emergência.
Unimog em Ação: Demonstração ao Vivo no Percurso Off-Road
O Unimog com cabine para equipa estará disponível para uma demonstração ao vivo, com 231 cv, tração integral selecionável e eixos portais. O veículo irá realizar um percurso fora de estrada, demonstrando a sua robustez e capacidade de progressão em terrenos difíceis. O Unimog combina alta distância ao solo e um centro de gravidade baixo, o que garante grandes ângulos de aproximação e rampas. Mesmo em terrenos difíceis, o Unimog mantém-se ágil, graças à redução off-road e aos bloqueios de diferencial, ao passo que atinge velocidades de até 89 km/h em asfalto, tornando-se também adequado para estradas rápidas. O sistema de regulação de pressão dos pneus ajusta a área de contato dos pneus conforme o tipo de solo, oferecendo maior tração e segurança em diversos ambientes.
A RETTmobil 2025 será uma excelente oportunidade para explorar as capacidades desses veículos de última geração da Mercedes-Benz, destinados a apoiar as equipas de resgate e combate a desastres em todo o mundo.
Para mais informações clica aqui.