Mercedes-Benz Trucks e MANSIO Testam Modelo de Transporte Inspirado no Pony Express

A Mercedes-Benz Trucks, em parceria com a empresa tecnológica MANSIO, está a trazer de volta um conceito de logística com mais de 150 anos: o Pony Express. No âmbito de um projeto-piloto iniciado na primavera de 2025, as duas empresas estão a aplicar o princípio das trocas rápidas de carga a operações modernas de transporte rodoviário, com o objetivo de aumentar a eficiência da frota e melhorar as condições de trabalho dos motoristas.

Ao contrário do original Pony Express norte-americano do século XIX — onde cavaleiros percorriam milhares de quilómetros para garantir a entrega de correio de forma rápida e contínua —, o conceito agora adaptado visa maximizar a utilização dos veículos. A operação funciona por tráfego em revezamento: dois camiões encontram-se num ponto pré-definido, trocam os reboques e regressam às suas bases de origem. Isto permite que cada camião possa voltar a operar rapidamente com nova carga ou novo motorista, otimizando tempos e recursos.

Segundo Martin Gaissert, responsável pelo projeto na Mercedes-Benz Trucks, "o tráfego em revezamento funciona tanto com camiões a diesel como elétricos. Contudo, a eficiência só é possível com a sincronização contínua entre veículos, através da partilha de dados em tempo real, como localização, previsão de chegada, nível de carga das baterias, rotas planeadas e informações de serviço." É aqui que entra a plataforma digital da MANSIO, que assegura a integração entre os diferentes sistemas dos operadores envolvidos.

Projeto-piloto com 1.000 km por dia

Um dos principais testes do projeto está a ser realizado pela transportadora Logistik Schmitt, em colaboração com um parceiro logístico. Durante seis meses, irão operar uma rota diária de aproximadamente 1.000 km entre a fábrica da Daimler Buses em Mannheim e um fornecedor próximo de Leipzig, utilizando os modelos eActros 600 (elétrico) e Actros L (a combustão).

Os camiões encontram-se num ponto de troca definido a meio do percurso, trocam os reboques e regressam às suas bases. O eActros 600 é recarregado na fábrica de Mannheim e no parque de carregamento da Milence, no cruzamento de Hermsdorf — infraestrutura desenvolvida pela joint venture de carregamento da qual a Daimler Truck é acionista.

Melhor qualidade de vida para motoristas

Para além da eficiência logística, o modelo de revezamento apresenta vantagens significativas para os motoristas. Em vez de dormirem nos camiões durante longas viagens, os condutores podem regressar a casa no final de cada turno, tornando a profissão mais atrativa num setor marcado pela escassez crescente de mão-de-obra qualificada.

O regresso do espírito do Pony Express

O Pony Express original foi lançado nos Estados Unidos em 1860 e cobria cerca de 3.200 km entre Missouri e Califórnia. A correspondência era passada de cavaleiro para cavaleiro, permitindo uma entrega rápida para a época: cerca de 10 dias, com o envolvimento de 120 cavalos e 40 cavaleiros. Agora, mais de um século depois, a lógica da troca rápida está a ser reaplicada com tecnologia de ponta e veículos pesados.

Sobre a MANSIO

A MANSIO GmbH, com sede em Aachen, Alemanha, é uma empresa tecnológica inovadora dedicada a modernizar a logística. Através da sua plataforma digital, permite a organização de transportes colaborativos entre diferentes operadores, promovendo maior eficiência, sustentabilidade e melhores condições laborais no setor rodoviário.

Para mais informações clica aqui.