ICBAS Regressa a 'Casa' Para Assinalar 50 Anos

Press Release: A sessão solene comemorativa do Dia do ICBAS 2025 terá lugar no dia 23 de maio, a partir das 15h00, no renovado Edifício Abel Salazar.

“Chegamos aos 50 anos com os olhos postos no futuro em estreito diálogo com a sociedade civil”. As palavras são de Henrique Cyrne Carvalho, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, e servem de mote à sessão comemorativa dos 50 anos do ICBAS, agendada para o próximo dia 23 de maio, no renovado Edifício Abel Salazar.

“Dia 23 será um dia intenso, quisemos fazer da sessão solene deste ano um momento para eternizar memórias do que é a nossa história, mas também procurámos colocar o ICBAS no centro do futuro do ensino e da investigação em ciências da vida e da saúde, e é por isso que a nossa proposta passa por revisitar o passado, sempre com os olhos postos nos que queremos concretizar nos próximos 50 anos”, explica o responsável.

Concretizações que, para Henrique Cyrne Carvalho, passam por uma maior ligação com a sociedade e com os parceiros que têm contribuído “para o sucesso da nossa instituição ao longo dos anos”.

Com início previsto para as 15h00, no “novo” Auditório Alexandre Quintanilha, a sessão solene do Dia do ICBAS 2025 contará com as intervenções do Diretor do ICBAS, da nova presidência AEICBAS (que tomará posse dia 20 de maio), do presidente conselho de administração da ULS Santo António, Paulo Barbosa, e do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.

O programa da sessão inclui ainda a entrega da 3.ª edição da Bolsa de Doutoramento Nuno Grande, que este ano vai premiar um projeto de investigação na área da oncologia; o lançamento do podcast ‘EntreCulturas’ ; e o lançamento de livro de fotografia ‘As memórias que guardam as Biomédicas’ e abertura de exposição homónima (na renovada Biblioteca de Química).

A participação nas comemorações é aberta a toda a comunidade U.Porto, mediante inscrição prévia.

Foto: DR.

Mais informações aqui