Honda CB125F 2026

Press Release: Atualizações do modelo: a sempre popular CB125F, um modelo de entrada da gama da Honda, centra-se no seu excelente motor eSP (Enhanced Smart Power) de baixa fricção, uma unidade de baixíssimos consumos de combustível e fortes performances. Equipada em 2026 com o sistema “Idling Stop", um sistema de paragem e arranque do motor ao ralenti (a primeira vez numa caixa manual Honda), este modelo também recebeu homologação EURO5+. O modelo renovado segue as sugestões de estilo de uma gama de veículos de maior cilindrada; o equipamento da moto inclui um novo farol e também um farolim de LEDs, para além de um ecrã LCD TFT de 4,2 polegadas com conectividade para smartphones através da aplicação Honda RoadSync e ainda uma porta USB-C. O descanso central e as pegas para o passageiro também são equipamento de série.

1. Introdução

Um modelo de entrada com 125 cm³ terá de ser uma moto multifacetada. Para alguns, um modelo destes será uma forma de chegar do ponto A ao ponto B, tanto em termos de baixo investimento inicial, como de custos de manutenção reduzidos. Para estes condutores, a moto terá de durar bastante, ser fácil de conduzir e ser económica, um meio de transporte simples, básico e que não dê problemas.

Mas para muitos condutores recém-chegados ao mundo das duas rodas, será a sua primeira moto "a sério". Por isso, este modelo terá de ser tudo o que mencionamos anteriormente e ainda mais tudo o que uma moto "a sério" pode ser: o entusiasmo, a liberdade e o prazer instintivo que as duas rodas trazem à vida do dia-a-dia. No entanto, essa moto também terá de ser fácil para o condutor novato, enquanto aprende, e com uma qualidade de construção acima da média, para além de um estilo que seja um motivo de orgulho que se possa perceber.

Do ponto de vista do fabricante, é importante que os recém-encartados escolham um dos seus modelos; para a Honda, isto é extremamente importante! Uma boa experiência inicial pode representar uma associação com a marca que dura uma vida inteira e a CB125F há muito que desempenha essa função para a Honda – uma moto de entrada robusta e fácil de conduzir, que se adapta na perfeição ao condutor novato. Em 2015, a CB125F era um modelo novo que chegava à gama da Honda; este modelo mantinha todos os pontos fortes da CBF125, tanto em termos de robustez, como de simplicidade, mas era um modelo totalmente novo que aproveitou essas caraterísticas de elevada qualidade, facilidade de utilização e estilo que não deixava ninguém indiferente.

Em 2021, a CB125F foi mais uma vez renovada, com uma atualização completa que a tornou ainda mais desejável (e leve!), com uma excelente relação custo/benefício. Em 2024, o modelo recebeu uma ligeira atualização graças a uma nova ponteira de escape e novas pegas para o passageiro; agora, na versão 2026, a CB125F avança novamente com um estilo atualizado, detalhes revistos e tecnologia adicional que o proprietário vai decerto apreciar.

Tal como sempre, a CB125F é uma moto fantástica que o leva onde é preciso – ou que o fará começar a relação de uma vida com a Honda.

2. Generalidades do modelo

A CB125F é uma moto "a sério" de dimensões contidas, em cujo desenvolvimento original estiveram envolvidas nada menos que 19 novas patentes. Completamente atualizado em 2021, o modelo emagreceu 11 kg graças a um novo motor, a um quadro redesenhado e a uma série de outras revisões. Agora, - e expandindo o seu sucesso - a CB125F recebe um estilo renovado e ainda mais assertivo, com um farol premium de nova assinatura, para além de melhores especificações e utilidade no dia-a-dia sob a forma de um ecrã TFT a cores de 4,2 polegadas, completo, com conectividade para smartphones com a aplicação RoadSync e porta USB-C, convenientemente localizada perto do guiador.

A tecnologia Idling Stop de paragem do motor ao ralenti também está presente e, tal como antes, o motor enhanced Smart Power (eSP) de arrefecimento a ar é muito fácil de usar e conta com homologação EURO5+, para além de consumos extremamente reduzidos, mas mantendo as excelentes performances.

A CB125F de 2026 vai estar disponível nas seguintes cores:

  • Vermelho Metalizado Imperial
  • Azul Metalizado Mate Marvel
  • Cinzento Metalizado Mate Axis

3. Caraterísticas principais

3.1 Motor

  • O motor Enhanced Smart Power (eSP) com arranque elétrico e alternador numa só unidade - inclui agora a tecnologia Idling Stop para uma economia de combustível ainda maior e homologação EURO5+
  • As tecnologias de baixo atrito incluem cilindro descentrado, rolamentos de agulhas nos balanceiros e injetor de óleo no pistão
  • A caixa de 5 velocidades transmite a potência através de uma corrente selada 520.
  • Bateria de 6Ah de maiores especificações

O motor monocilíndrico SOHC eSP de 124 cm³, arrefecido a ar e de 2 válvulas da CB125F foi concebido desde o início para manter o desempenho ideal nas ruas movimentadas das cidades, mas usando pouquíssimo combustível e ostentando uma fiabilidade suprema.

O pico de potência de 8 kW surge às 7500 rpm, com pico de binário de 10,9 N·m a aparecer às 6.000 rpm. O diâmetro e o curso são de 50 x 63,1 mm e a relação de compressão é de 10,0 : 1. Isto resulta numa aceleração inicial desde parada até aos 200 m de apenas 12,4 segundos, mas mais importante, os consumos foram amplamente reduzidos (66,7 km/litro (1,5 l/100 km), o que origina uma autonomia potencial superior a 730 km por cada depósito de 11 litros.

A Honda tem vindo a desenvolver e aplicar os seus motores eSP – e toda a engenharia a eles subjacente – a uma gama crescente de scooters de 125 cm³ nos últimos 8 anos. O foco centra-se na construção, incluindo logo, desde as fases mais precoces, tecnologias de baixo atrito em todos os componentes do motor. Tudo começa pelo peso; a atualização de 2021 reduziu o peso do motor eSP em 7 kg. O cilindro é descentrado, o que reduz o atrito entre a saia do pistão e o próprio cilindro; o pistão é arrefecido por um injetor de óleo colocado por baixo, o que, novamente contribui para a diminuição do atrito. As válvulas são acionadas por balanceiros montados em rolamentos de agulhas.

O alternador (ACG – Alternating Current Generator) também faz parte da "fórmula" eSP e combina a produção de eletricidade com funções de motor de arranque, poupando peso e simplificando o layout. O esforço necessário para colocar o motor a trabalhar é reduzido graças ao mecanismo de retorno da cambota que a recoloca em posição antes da admissão do ar – o que dá uma vantagem de arranque ao motor – e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor. O funcionamento do alternador/motor de arranque é extremamente silencioso.

A tecnologia Idling Stop - tal como se encontra nas scooters Vision 110, SH125i e PCX125 - é uma vantagem do alternador ACG e uma adição ao modelo de 2026; esta é também a primeira vez que tal se vê numa Honda com caixa manual standard. O sistema desliga o motor quando a moto está parada, volta a arrancá-lo (em qualquer mudança), facilmente e à medida que se larga a embraiagem. Caso deseje pode desligar o sistema. A homologação EURO5+ foi conseguida à custa de, entre outras coisas, um novo sensor O2 e nova programação na ECU. A bateria mais forte, de 4 para 6 Ah, garante uma potência de arranque duradoura.

A caixa de 5 velocidades aciona uma corrente de transmissão final selada de 428 elos.

3.2 Estilo e Equipamento

  • A atualização completa de estilo reforça o apelo de "moto grande"
  • Novo ecrã TFT de 4,2 polegadas a cores com conectividade Honda Roadsync
  • Ficha de carga USB-C
  • Novas luzes dianteiras e traseiras de LEDs
  • O descanso central e as pegas para o passageiro também são equipamento de série.

A CB125F de 2026 tem um design atualizado e sofisticado, para dar ao proprietário aquele estilo de "moto grande". Com base no que foi feito anteriormente, o depósito largo segue o exemplo de outros modelos da família CB com um dinamismo acrescido nas suas linhas alongadas - apoiado por carenagens traseiras de "grande massa" revistas - enquanto a carenagem frontal renovada e a pequena mica escurecida são componentes mais compactos e elegantes, mas continuam a oferecer ampla deflexão do vento, juntamente com as proteções laterais do depósito. O novo farol é de LEDs e tem uma assinatura luminosa vertical única, distinta e altamente visível; o farolim traseiro remodelado é também um componente novo de LEDs. O botão start/stop está integrado, tal como está o interruptor de máximos/passagem.

A peça central nesta nova experiência de condução é o novo ecrã TFT a cores de 4,2 polegadas; este componente inclui um indicador de mudança engrenada, um indicador do nível de combustível e um relógio. A unidade também tem Bluetooth e a conectividade para smartphones através da aplicação Honda RoadSync foi atualizada. Esta funcionalidade permite uma navegação detalhada e direta, bem como a opção (através de um conjunto de microfone/auscultadores Bluetooth no capacete) de o condutor fazer chamadas ou ouvir música. O proprietário só terá de descarregar a aplicação Honda RoadSync, ligar-se à CB125F e estará pronto a arrancar. Para um carregamento cómodo do smartphone, está incluída uma ficha USB-C.

O motor, o coletor de escape, as jarras e as jantes estão pintados de preto, destacando as linhas fortes, definidas e arrojadas da pintura. A panela também é preta, mas com acabamento por uma proteção térmica cromada. Outros toques de qualidade nos acabamentos incluem logótipos Honda Wing 3D nas tampas e espelhos/piscas com formato que emula a linguagem de design de toda a moto.

Com uma utilização preconizada como veículo para as deslocações diárias casa-trabalho-casa e/ou uma "porta de entrada" para o mundo do motociclismo – uma proposta robusta para aprender a conduzir um veículo de duas rodas – a posição de condução da CB125F é vertical e descontraída, com os poisa-pés em posição avançada e um guiador tubular amplo que oferece o melhor controlo, excelente confiança ao condutor e fantástica visibilidade a toda a volta. A altura do banco é de 790 mm, um valor muito agradável, 15 mm mais elevado e oferece espaço e conforto para dois adultos; o passageiro tem uma pega para as mãos, instalada de origem. O descanso central também é de origem.

3.3. Ciclística

  • Quadro leve em tubos de aço
  • Dois amortecedores traseiros com regulação da pré-carga
  • 117 kg de peso em ordem de marcha
  • Sistema de travagem combinado (CBS - Combined Braking System)

O quadro de alta resistência da CB125F é feito em tubos de aço, aloja o motor numa "coluna central" robusta e possui uma geometria que oferece o melhor equilíbrio entre conforto de condução e estabilidade em linha reta, com uma direção leve e desportiva em todos os ângulos de inclinação. O ângulo da coluna da direção é de 26° e o eixo de arraste (trail) tem 92 mm, para uma distância entre eixos de 1285 mm; o peso em ordem de marcha é de 117 kg.

Os dois amortecedores traseiros possuem cinco níveis de afinação da pré-carga da mola e complementam a forquilha telescópica de 30 mm de diâmetro e a qualidade de condução; as jantes elegantes à frente e atrás são de alumínio fundido, têm 18 polegadas e cinco raios, aumentando a estabilidade e a qualidade de condução nas ruas irregulares da cidade.

Os pneus são 80/100 à frente e 100/80 atrás. Um disco dianteiro de 240 mm é acionado por uma pinça de êmbolo único, auxiliado pelo travão traseiro de tambor de 130 mm. O sistema de travagem combinada (CBS) inspira alta confiança, algo que é valioso para quem não tem ainda muita experiência e aplica alguma força de travagem ao disco dianteiro quando se carrega no travão traseiro, para um controlo mais equilibrado e estável a baixa velocidade. 

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