Ferrari 296 Speciale: A Nova Referência na Emoção e Desempenho Automóvel

O 296 Speciale eleva os desportivos da Ferrari inspirados na competição para uma nova era de emoção.

As expectativas estão elevadíssimas para o novo Ferrari 296 Speciale, e não apenas porque promete injetar ainda mais emoção no 296 GTB, a referência no prazer de condução. Esta nova proposta tem ainda de dar continuidade ao legado da Challenge Stradale, 430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista – ícones das séries especiais, conhecidos por ligarem o mundo dos GT de competição aos desportivos de motor central em que se baseavam.

Felizmente, a fórmula do 296 Speciale mantém-se fiel a esse modelo de sucesso, com mais potência, menos peso, mais apoio aerodinâmico e um comportamento ainda mais apurado, para uma experiência sensorial ainda mais intensa. Essencialmente, a equipa de engenharia dedicou-se a criar uma nova referência em emoção ao volante, ultrapassando limites como nunca antes.

Naturalmente, a transferência de tecnologia da competição continua a ser fundamental. Os modelos de corrida 296 GT3 e 296 Challenge influenciam diretamente o desenvolvimento, assim como os ensinamentos da Fórmula 1 e do 499P vencedor em Le Mans. A grande novidade desta vez é a introdução do motor V6 biturbo de 3,0 litros e do sistema híbrido plug-in. Visto pela primeira vez no 296 GTB, este grupo motopropulsor compacto e extremamente potente foi profundamente reengenheirado para equipar o Speciale.

A potência aumenta 37 cv, atingindo uns impressionantes 700 cv apenas no motor térmico. O 296 Challenge fornece a estratégia de gestão do motor, enquanto a cambota foi aligeirada em cerca de 2,2 kg e as bielas em titânio, derivadas do supercarro F80, substituem as em aço – reduzindo a massa em 35%.

No total, o motor é 9 kg mais leve. Em parte, esta poupança deve-se a elementos fixos como parafusos de titânio e caixas usinadas, mas os componentes móveis mais leves – como as bielas e a cambota – permitem ao V6 ser ainda mais reativo.

Segue-se o sistema híbrido. A potência do motor elétrico axial-flux, instalado entre o motor e a caixa de velocidades, aumenta 13 cv para 180 cv, estando o desempenho adicional disponível entre as 6000 e as 8500 rpm com o eManettino na posição ‘Qualify’. Em pista, a lógica de controlo ‘aprende’ o traçado e aplica impulsos de potência elétrica apenas onde são mais eficazes.

Gianmaria Fulgenzi, Diretor de Desenvolvimento de Produto, sublinha que o Speciale é muito mais do que potência pura: “É uma abordagem de 360 graus”, confirma. Para além da aceleração longitudinal, os engenheiros da Ferrari centraram-se em mais quatro parâmetros: desempenho lateral, passagens de caixa, travagem e sonoridade. Alguns tornam o carro mais rápido, outros mais divertido… e alguns fazem ambas as coisas.

As mudanças de caixa, por exemplo, são não só mais rápidas que no 296 GTB, como também incluem um ligeiro corte de binário após a mudança, para uma sensação mais direta de ligação. Um novo escape de saída única contribui para uma assinatura sonora ainda mais envolvente do musculado V6.

O chassis está rebaixado 5 mm com molas de titânio e amortecedores Multimatic derivados do carro de corrida 296 GT3, ajudando a reduzir o ângulo máximo de rolamento em 13%. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e o mais recente software de controlo de travagem ABS Evo aumentam ainda mais a aderência mecânica.

Basta olhar para a carroçaria para perceber um aumento significativo da carga aerodinâmica – que sobe 20% no total, até aos 435 kg. Entre os destaques está um novo amortecedor aerodinâmico que canaliza o ar através do para-choques dianteiro e o expulsa por uma cavidade esculpida no capô – ajudando a estabilizar a carroçaria durante fortes travagens e acelerações. Na traseira, novas asas laterais trabalham em conjunto com um spoiler ativo com modos de Baixo Arrasto, Média e Alta Carga Aerodinâmica.

A redução total de peso é de 60 kg, graças não só ao motor, mas também a componentes em fibra de carbono, incluindo o capô. No interior, os bancos desportivos em fibra de carbono com encosto ajustável poupam 5 kg cada, complementados por painéis de porta monolíticos inspirados na competição.

Com todas estas melhorias combinadas, o 296 Speciale consegue uma volta ao circuito de testes de Fiorano em apenas 1 minuto e 19 segundos – um tempo impressionante, 2,5 segundos mais rápido que o 488 Pista.

Já o Speciale A spider acrescenta uma dimensão extra à experiência, com um tejadilho rígido retrátil que abre ou fecha em apenas 14 segundos. Os clientes podem optar por circular em modo elétrico por até 25 km em silêncio total… ou desfrutar ao máximo dos 880 cv com o tejadilho recolhido. Nenhum outro modelo de série especial ofereceu uma versatilidade tão ampla.

Tanto na versão coupé como spider, o 296 Speciale continuará o legado dos seus antecessores de série especial, trazendo o entusiasmo das pistas a uma nova geração de condutores apaixonados.

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