Press Release: A Vencer o Ar. No Gravel.
O Lachlan Morton sabe o que é andar depressa. No meio do seu currículo cheio de aventuras épicas, detém o FKT (Fastest Known Time) oficial da Tour Divide, deu a volta à Austrália batendo o recorde anterior por mais de 7 dias e, em 2024, venceu a lendária prova Unbound Gravel com um tempo recorde — cortando a meta a uma média estonteante de 35 km/h.
Estas conquistas, tal como o nível cada vez mais competitivo do gravel racing, deram-nos ainda mais motivação para criar algo verdadeiramente rápido. Foi assim que nasceu a nova SuperX — uma bicicleta de gravel mais leve, mais aerodinâmica e ainda mais capaz do que a anterior. Sim, aquela que o Lachlan usou para ganhar o Unbound.
ADN de Corrida
O gravel está a evoluir a uma velocidade incrível, mas na Cannondale já sabemos há muito o que é desenvolver bicicletas para quem quer ir mais longe e mais depressa. Ao pensar numa nova geração de bicicletas para gravel racing, fomos buscar toda a experiência que temos no ciclismo de estrada. A eficiência é a chave — e a tua energia deve ser 100% aproveitada para te levar até à meta.
Isso significa encontrar o equilíbrio certo entre aerodinâmica, peso, rigidez e conforto. Mesmo que no gravel se ande um pouco mais devagar do que na estrada, a resistência ao ar continua a ser um grande obstáculo — especialmente em dias longos com vento. E é aí que entram as lições que tirámos da SuperSix EVO. Com simulações avançadas, conseguimos moldar tubos mais leves, rígidos e com muito menos resistência ao vento do que os tradicionais. A nova SuperX pega nessa tecnologia de estrada… e vai ainda mais longe no gravel.
Túnel de Vento: Onde a Magia Acontece
Pode parecer estranho ir para dentro de um túnel de vento para seres mais rápido… lá fora. Mas é isso mesmo que fazemos. Todas as bicicletas de competição da Cannondale, seja de estrada ou gravel, passam por testes rigorosos no túnel de vento. Através da nossa metodologia de arrasto ponderado (yaw-weighted drag), conseguimos transformar os dados obtidos em ganhos reais — para ti, no terreno.
Revolução Pela EVOlução
O projeto SuperX contou com o conhecimento do Dr. Nathan Barry, engenheiro sénior da Cannondale e especialista em aerodinâmica. Ele ajudou a criar a SystemSix e a atual SuperSix EVO — e agora está a empurrar os limites da velocidade no gravel.
“Quando dizemos que a SuperX foi feita para a velocidade, é mesmo verdade. Cada ângulo e cada curva têm um propósito: ajudar-te a ir mais depressa no gravel. Mas há que encontrar o equilíbrio certo entre aerodinâmica, rigidez, peso e conforto. É isso que torna uma bicicleta verdadeiramente de corrida.” – Nathan Barry
Gravel a Sério
Criar uma bicicleta para gravel racing é um desafio técnico sério. Não chega copiar uma geometria de estrada. Pneus mais largos mudam tudo — a aerodinâmica, o comportamento da bicicleta e até o fluxo de ar em torno do quadro.
Para ultrapassar estas limitações, recorremos a tecnologia exclusiva como o Delta Steerer, que nos permitiu criar um tubo de direção mais fino, com os cabos totalmente integrados — menos arrasto e um look mais limpo. Em conjunto com o cockpit SystemBar R-One, desenvolvido com a MOMO Design, tens um guiador pensado para cortar o vento… e chamar a atenção.
A Tua Vontade de Ir Mais Rápido
O quadro em carbono da nova SuperX foi desenhado para suavizar as irregularidades do terreno, ajudando-te a manter o ritmo sem te desgastares. Mais conforto = mais velocidade. As zonas de flexibilidade no espigão, triângulo traseiro e tubo superior trabalham em conjunto com o espigão em “D” para absorver vibrações, mantendo o teu corpo (e a tua cabeça) mais frescos por mais tempo — essencial em provas técnicas ou de longa distância.
E sim, podes usar pneus até 48 mm no quadro e 51 mm no garfo, o que te permite adaptar a bicicleta a qualquer tipo de trilho, prova ou aventura. Com mais conforto e controlo, chegas mais longe… e mais depressa.
Estás Pronto Para Voar?
A SuperX está prestes a enfrentar trilhos e competições em todo o mundo. Se quiseres descobrir como podes ser ainda mais rápido no gravel, seja com uma bicicleta completa ou só o quadro, espreita tudo no nosso site — e prepara-te para acelerar.
Para mais informações clica aqui.