Press Release: Momento tradicional de homenagem e festa a verde e branco na Praça do Município.
Após a conquista do título nacional pela segunda época consecutiva, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi recebida e homenageada na Câmara Municipal de Lisboa (CML), durante o final de tarde desta segunda-feira, como manda a tradição.
E nem o sol inclemente que se fez sentir, nem o facto de ser início de semana desmobilizaram os inúmeros adeptos Sportinguistas que marcaram presença em massa – bem antes da chegada do autocarro Leonino - para encher a Praça do Município, e até as varandas e janelas circundantes, e voltar a celebrar a histórica conquista junto dos jogadores, equipa técnica e direcção do Clube.
A comitiva verde e branca chegou aos Paços do Concelho perto das 18h15, já sob um ruidoso ambiente de festa e ao som da ‘Marcha do Sporting CP’ pela voz da fadista Kátia Guerreiro. Com o presidente Frederico Varandas à cabeça, seguido pelo treinador Rui Borges e o capitão Morten Hjulmand - responsáveis por levar o troféu - os protagonistas foram subindo um a um ao palco instalado às portas da CML e, entre muitos aplausos, foram recebidos por Carlos Moedas, o autarca da capital.
Depois da tradicional fotografia na escadaria do edifício, os Bicampeões Nacionais foram encaminhados para a varanda do Salão Nobre da CML, a partir de onde brindaram os adeptos presentes na praça com o mais recente troféu conquistado.
De volta ao palco, deu-se lugar aos discursos habituais da cerimónia, primeiro por parte de Carlos Moedas e, a seguir, de Frederico Varandas [aqui na íntegra].
"Bicampeões, bem-vindos à Praça do Município”, saudou inicialmente o presidente da CML, antes de distribuir os méritos pela conquista, começando pelo presidente Frederico Varandas. “Três campeonatos é obra. É prova da sua liderança”, endereçou, realçando que “Lisboa é mais uma vez verde e branca”.
“Obrigado ao Sporting CP, que, tal como o Visconde de Alvalade defendia, é tão grande como os maiores da Europa, mas não só. Provaram que é das maiores instituições de todo o mundo”, enalteceu o autarca, que aproveitou também a já célebre frase de Rui Borges na apresentação para abordar a época “de superação” dos Leões.
“A vossa época foi de atitude, mesmo quando parecia impossível, mesmo quando o choque parecia insuportável. Nunca vos faltou a atitude que distingue os Campeões”, sublinhou Carlos Moedas, passando ainda a destacar momentos memoráveis ao longo da caminhada, bem como alguns jogadores a nível individual, entre os quais Hjulmand pela sua “liderança” e os registos goleadores de Viktor Gyökeres, que bateu “os seus próprios recordes”.
“Viva o Sporting CP, viva a Glória daquilo que esperaram tantos anos, desde 1954. Hoje são Bicampeões, são o orgulho da cidade e do país. Obrigado pelo vosso Esforço, Dedicação e Devoção. A Glória é vossa! Viva o Sporting CP, viva Lisboa!", concluiu.
Entre cada discurso, Carlos Moedas ofereceu uma estatueta de Santo António a Frederico Varandas, uma a Rui Borges e outra a Hjulmand; em sentido contrário, o presidente do Sporting CP entregou ao autarca um quadro com uma camisola personalizada dos Leões.
Para terminar a cerimónia, Kátia Guerreiro voltou ao palco para cantar ‘O Mundo Sabe Que’, ajudada pela voz de todos os Sportinguistas presentes, que levantaram os seus cachecóis para pintar de verde e branco a Praça do Município. À saída, os jogadores Leoninos ainda acederam aos pedidos de fotografias e autógrafos dos mais novos.
Encerraram-se, assim, os festejos pelo Bicampeonato Nacional e todas as atenções viram-se para o Jamor, onde o Sporting CP vai em busca da Taça de Portugal e respectiva ‘dobradinha’ para fechar a época 2024/2025.
Mais informações aqui.