Anaplan Lança Aplicações com IA para Transformar o Planeamento

Num ambiente empresarial imprevisível, onde tarifas globais mudam de um dia para o outro, as cadeias de abastecimento continuam frágeis e os sinais de procura estão em constante mutação, a precisão e rapidez no planeamento empresarial tornaram-se mais importantes do que nunca. Para liderar com confiança em tempos de incerteza, as empresas precisam de tomar melhores decisões, mais rapidamente.

A Anaplan está a apresentar um novo padrão de inovação em inteligência artificial (IA), concebido para ajudar as empresas a reduzir custos, melhorar margens e impulsionar o crescimento. Com uma grande expansão do Anaplan Intelligence — a camada de IA que potencia o planeamento em toda a plataforma — e uma nova suite de aplicações de planeamento, a empresa está a capacitar as organizações para passarem de uma gestão reativa para uma tomada de decisão proativa em áreas como finanças, cadeia de abastecimento e operações go-to-market.

Este lançamento representa um grande avanço no cumprimento do compromisso de investimento de 500 milhões de dólares da Anaplan em inovação a longo prazo, e reflete a convicção fundamental da empresa: a IA deve ser desenvolvida para a complexidade do mundo real e desenhada para impulsionar uma nova era de produtividade no planeamento.

“Chegámos a um ponto de viragem onde a capacidade de planear e ajustar em tempo real não é apenas uma vantagem estratégica — é uma competência de sobrevivência organizacional,” afirmou Charlie Gottdiener, CEO da Anaplan. “A Anaplan Intelligence é IA integrada no núcleo da plataforma, assente em anos de experiência empresarial, focada em gerar resultados concretos — desde a substituição de trabalho ineficiente à melhoria da produtividade e à eliminação de enviesamentos humanos na tomada de decisão.”

A IA certa, no momento certo: preditiva, generativa e agente a trabalhar em conjunto

Ao contrário de outros fornecedores que rapidamente adaptaram as suas estratégias à tendência do momento, a Anaplan optou por uma abordagem diferente: baseada em conhecimento sólido de IA e vasta experiência em ativar conjuntos de dados massivos, necessários para o planeamento complexo. A empresa está a incorporar IA em todas as camadas da sua plataforma, com o objetivo de acelerar, clarificar e melhorar a qualidade das decisões.

O portefólio alargado da Anaplan Intelligence combina três formas essenciais de IA, cada uma a responder a desafios distintos no planeamento:

  • IA preditiva oferece previsões precisas e otimização de resultados, ajudando as empresas a antecipar o futuro e planear com base nesses insights. Entre as funcionalidades incorporadas destacam-se o Anaplan PlanIQ, uma solução de previsão estatística de séries temporais, e o Anaplan Optimizer, uma ferramenta de programação linear para identificar os melhores resultados em problemas complexos de planeamento.
  • IA generativa, através do Anaplan CoPlanner, proporciona acesso conversacional a insights gerados sobre os modelos, com recomendações guiadas que simplificam a tomada de decisões. Já integrado na aplicação Integrated Financial Planning, o CoPlanner permite análises e simulações financeiras em tempo real. A futura Anaplan CoPlanner Console permitirá às organizações configurar, ajustar e governar a IA generativa à escala.
  • IA agente, com lançamento previsto de produtos como Anaplan Detector Agent e Anaplan Workflow Agent, atua em nome do utilizador ao identificar anomalias de dados, recomendar próximos passos e acionar fluxos de trabalho autonomamente — sempre com supervisão humana.

Este ecossistema inteligente é alimentado pelo motor de cálculo Polaris da Anaplan, construído para escala massiva e natural multidimensionalidade, e pelo Anaplan Data Orchestrator, que garante ativação de dados em tempo real — desde a fonte até à simulação de cenários.

“A nossa estratégia simplifica a gestão de dados corporativos para o planeamento baseado em IA e escala a plataforma para conjuntos de dados massivos — duas áreas onde a Anaplan tem inovado de forma decisiva,” afirmou Adam Thier, Chief Product and Technology Officer. “Não estamos apenas a lançar funcionalidades; estamos a estabelecer um novo padrão para IA preditiva, generativa e agente no planeamento empresarial.”

IA com responsabilidade

Todas as funcionalidades do Anaplan Intelligence são desenvolvidas com base em princípios de IA responsável, que asseguram transparência, rastreabilidade e controlo em cada ação assistida por IA.

“Acreditamos que a IA deve trabalhar com as pessoas, não à sua volta,” reforçou Thier. “E a única forma de garantir isso é integrar a confiança e a governança desde a conceção do sistema.”

Da visão ao valor: novas aplicações para casos críticos de negócio

Comprometida em oferecer aplicações líderes com capacidades prontas a usar e melhores práticas incorporadas, a Anaplan está a lançar quatro novas aplicações que ajudam as equipas a aplicar inteligência operacional de forma imediata:

Segmentation and Scoring: Facilita estratégias go-to-market ao identificar contas com maior potencial de receita, através de segmentação e pontuação inteligente. Ajuda equipas comerciais e de marketing a alocar recursos com maior eficácia.
Go-to-Market (GTM) Capacity Planning: Primeira solução dedicada ao planeamento de headcount e capacidade para equipas de receita. Oferece uma visão unificada dos recursos comerciais face às oportunidades de mercado, alinhando despesas e cobertura de vendas.
Integrated Business Planning (IBP): Dá aos líderes da cadeia de abastecimento a capacidade de tomar decisões alinhadas com metas operacionais e financeiras. Com modelação de cenários ad hoc e maior visibilidade de processos, garante alocação eficiente de recursos.
Merchandise Financial Planning (MFP): Ajuda retalhistas a antecipar flutuações na procura e a adaptar planos rapidamente, garantindo que o inventário certo está no lugar certo no momento certo. Otimiza estratégias pré e intra-sazonais, com foco em rentabilidade.

Estas aplicações foram desenhadas com base em quase duas décadas de experiência da Anaplan, incluindo a implementação de mais de 1,5 milhões de modelos de planeamento. Isso traduz-se num caminho mais rápido para a transformação eficiente e retorno do investimento.

Sobre a Anaplan

A Anaplan é a única plataforma de planeamento e análise de cenários concebida para otimizar a tomada de decisões no complexo panorama empresarial atual, ajudando as empresas a superarem os seus concorrentes e o mercado. Ao criar ligações e promover colaboração entre silos organizacionais, a plataforma identifica insights críticos — para que os negócios tomem as decisões certas, no momento certo.

Mais de 2.500 das maiores marcas globais utilizam a Anaplan para otimizar continuamente a sua tomada de decisões. 

Para mais informações clica aqui.