Press Release: Continuando o desafio de desenvolver tecnologias eléctricas de ponta com os padrões esperados da principal série de corridas totalmente eléctricas do mundo.
A
Yamaha Motor e a Lola Cars Ltd (com sede no Reino Unido, doravante
designada por “Lola”) concordaram em continuar o seu acordo de parceria
técnica para além de 2027 para o desenvolvimento e fornecimento de
grupos motopropulsores eléctricos de alto desempenho para o Campeonato
Mundial de Fórmula E da ABB FIA (doravante designado por “Fórmula E”).
Mesmo após a introdução das máquinas “GEN4” de quarta geração, a Yamaha
continuará o seu desafio e o seu objetivo de melhorar a experiência e as
capacidades globais da empresa com tecnologias eléctricas através do
desenvolvimento de tecnologias eléctricas de ponta para a principal
série de corridas do mundo para veículos monolugares totalmente
eléctricos.
Em março de 2024, assinámos um acordo de parceria técnica com a Lola,
um fabricante de pacotes de veículos fornecidos às equipas de corrida
de Fórmula E, para máquinas “GEN3EVO” de terceira geração. Começámos a
competir a partir desta época (época 11) em corridas como “Lola Yamaha
ABT Formula E Team”, juntamente com a equipa de corridas alemã ABT,
utilizando máquinas equipadas com grupos motopropulsores eléctricos
desenvolvidos e fornecidos em colaboração com a Lola.
A Lola é uma empresa de desenvolvimento de carros de corrida
estabelecida há muito tempo no Reino Unido, que já viu as suas máquinas
em inúmeras corridas de automóveis internacionais. A empresa defende
desportos motorizados sustentáveis e tem vindo a desenvolver e a
fornecer pacotes de chassis em conformidade com as normas da Fórmula E
desde a Temporada 11 (2024-2025), a fim de adquirir tecnologias de
corridas eléctricas.
A Fórmula E introduzirá as máquinas “GEN4” de quarta geração a partir
da Temporada 13 (2026-2027) e os regulamentos técnicos serão alterados:
a potência máxima será aumentada para 600 kW e a travagem regenerativa
máxima aumentada para 700 kW. Isto exigirá que as tecnologias alcancem
ainda mais avanços em termos de eficiência energética.
A Yamaha estabeleceu um objetivo ambiental a nível da empresa para atingir a neutralidade de carbono nas emissões de âmbito 3* até 2050. Adicionalmente, a Visão Tecnológica da Yamaha inclui o reforço das suas novas competências nucleares, uma das quais é a Gestão de Energia. A Yamaha Motor continuará o desenvolvimento tecnológico através do seu desafio na Fórmula E, com o objetivo de adquirir a mais recente tecnologia de gestão de energia e os níveis mais elevados do mundo de densidade de potência e eficiência.
* Emissões produzidas na cadeia de valor da Yamaha, por exemplo, utilização de produtos vendidos.
A Yamaha Motor está a levar a cabo investigação e desenvolvimento em várias tecnologias de forma a adquirir e fortalecer as nossas novas competências nucleares para fornecer Kando aos nossos clientes e contribuir para a sustentabilidade. Uma delas é a Gestão de Energia, que temos a certeza que terá ganhos com a Fórmula E. Vamos continuar este desafio na temporada GEN4 como parceiro técnico da Lola Cars e, juntamente com o nosso outro parceiro totalmente empenhado, a ABT, estamos orgulhosos e entusiasmados por melhorar a nossa tecnologia no principal palco de corridas eléctricas do mundo. — Maruyama, Heiji - Diretor Executivo e Diretor da Yamaha Motor.
* Kando é uma palavra japonesa que designa os sentimentos simultâneos de profunda satisfação e intensa excitação que experimentamos quando encontramos algo de valor excecional.
Trabalhar com a Yamaha Motor no desenvolvimento do grupo propulsor que a equipa Lola Yamaha ABT utiliza atualmente na Fórmula E tem sido uma experiência positiva e mutuamente benéfica. Tendo já apostado no GEN4, estou muito satisfeito por a Yamaha continuar esta viagem nas corridas eléctricas connosco. Com a sua vasta experiência e empenho na promoção da mobilidade sustentável, são o parceiro perfeito para a Lola Cars e estamos ansiosos por continuar a impulsionar a inovação através do desporto motorizado com eles. — Till Bechtolsheimer, Presidente da Lola Cars.
Mais informações aqui.