A Volvo Trucks acaba de alcançar um marco significativo na sua estratégia de descarbonização, com mais de 5.000 camiões elétricos a bateria entregues a clientes em 50 países.
Com oito modelos de camiões elétricos atualmente em produção, a liderança da Volvo Trucks no setor da mobilidade elétrica está mais forte do que nunca. Desde o lançamento dos seus primeiros camiões elétricos em 2019, os clientes da marca em todo o mundo percorreram quase 170 milhões de quilómetros em operações comerciais, contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO₂ e da poluição sonora nos centros urbanos, além de proporcionarem um ambiente de trabalho mais confortável para os motoristas.
“É gratificante ver que as empresas de transporte continuam a adotar os benefícios dos camiões elétricos em diversos segmentos do setor”, afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. “Os nossos camiões elétricos estão disponíveis aqui e agora, oferecendo aos nossos clientes e aos compradores de serviços de transporte uma alternativa mais sustentável e economicamente viável. Muitos dos nossos clientes estão mesmo a expandir as suas frotas elétricas connosco.”
Liderança e experiência no transporte elétrico
A aposta precoce da Volvo Trucks na eletrificação do transporte permitiu à empresa desenvolver um know-how ímpar em mobilidade com zero emissões de escape. Os benefícios dos camiões elétricos estendem-se além do impacto ambiental: os motoristas relatam uma melhoria significativa nas condições de trabalho, com níveis muito mais baixos de ruído e vibração.
Além da tecnologia dos veículos, a Volvo tem investido no desenvolvimento de soluções integradas para otimizar o uso de energia, financiamento, carregamento e manutenção das suas viaturas elétricas.
Gama de camiões elétricos atualmente disponível:
- Volvo FL Electric Volvo FE Electric
- Volvo FM Electric
- Volvo FM Low Entry
- Volvo FMX Electric
- Volvo FH Electric (Camião Internacional do Ano 2024)
- Volvo FH Aero Electric
- Volvo VNR Electric
Estes modelos foram desenhados para responder às necessidades da distribuição urbana e regional, bem como para os segmentos da construção e da recolha de resíduos. Os cinco principais mercados para os camiões elétricos da Volvo são atualmente a Alemanha, os Países Baixos, os Estados Unidos, a Noruega e a Suécia.
Rumo à neutralidade carbónica até 2040
Com o objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2040, a Volvo Trucks segue uma estratégia tecnológica assente em três pilares:
- Veículos elétricos a bateria,
- Veículos elétricos com células de combustível,
- Motores de combustão alimentados por combustíveis renováveis, como hidrogénio verde, biogás (Bio-LNG), biodiesel e HVO (óleo vegetal hidrotratado).
Este compromisso posiciona a Volvo Trucks como uma das marcas líderes na transição energética do setor dos transportes pesados a nível global.
Para mais informações clica aqui.