A Universidade do Luxemburgo e a Amazon Web Services (AWS) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de impulsionar a educação através da aplicação de tecnologias cloud avançadas, com especial foco no desenvolvimento de competências, investigação e integração da inteligência artificial (IA).
O acordo foi assinado por Kathryn Xistris, Diretora-Geral da AWS para o Setor Público na EMEA e América Latina, e pela Professora Marie-Hélène Jobin, Vice-Reitora para Parcerias e Relações Internacionais da Universidade do Luxemburgo. A parceria reforça o compromisso de ambas as instituições em criar experiências educativas mais inovadoras e eficazes, aproveitando o potencial transformador da tecnologia.
“A nossa colaboração com a AWS centra-se na adoção de tecnologias inovadoras que beneficiam estudantes, investigadores e, em última instância, a sociedade. Este é um excelente exemplo do impacto positivo que as parcerias público-privadas podem ter no Luxemburgo e na Europa”, destacou a Professora Marie-Hélène Jobin.
Tecnologia ao serviço da aprendizagem
Um dos principais resultados já implementados desta colaboração é a ferramenta Lecture, uma solução open-source desenvolvida pela EDT&Partners – um parceiro da AWS especializado em tecnologia educativa. Esta plataforma utiliza IA para apoiar o ensino e a aprendizagem, permitindo, por exemplo, criar percursos de aprendizagem personalizados, automatizar avaliações, traduzir conteúdos e produzir materiais educativos com recurso a IA generativa. A integração com os sistemas de gestão de aprendizagem existentes torna o processo mais fluido e acessível.
“Lecture é mais do que uma ferramenta convencional – é uma solução flexível que torna a aprendizagem mais envolvente e personalizada. A experiência da AWS e da EDT&Partners foi essencial para o sucesso da sua implementação na Universidade do Luxemburgo. Estou entusiasmado com os projetos futuros que esta parceria poderá gerar”, afirmou o Professor Eric Tschirhart, docente da Universidade.
Amazon: 22 anos de presença no Luxemburgo
A Amazon, empresa-mãe da AWS, está presente no Luxemburgo desde 2003, ano em que estabeleceu no país a sua sede europeia. Com mais de 4.250 colaboradores e sete escritórios na cidade do Luxemburgo, é um dos maiores empregadores do país. Desde 2010, a Amazon investiu mais de 9 mil milhões de euros no Luxemburgo, contribuindo com mais de 3,5 mil milhões para o PIB nacional.
Preparar o futuro digital
Esta colaboração vai além da tecnologia. Representa um investimento conjunto na formação de futuros profissionais preparados para os desafios de um mundo cada vez mais digital e orientado pela inteligência artificial. Ao disponibilizar ferramentas de ponta e fomentar uma cultura de aprendizagem contínua, a AWS e a Universidade do Luxemburgo procuram capacitar a próxima geração de inovadores e líderes.
Para mais informações clica aqui.