TotalEnergies Inicia Operações da Sua Segunda Maior Unidade de Biogás em França

A TotalEnergies anunciou a colocação em operação da BioNorrois, a sua oitava unidade de produção de biometano em França, localizada em Fontaine-le-Dun, na Normandia. Com uma capacidade de injeção de 153 GWh de biometano por ano na rede de transporte de gás natural operada pela NaTran, esta unidade será responsável pelo fornecimento de gás suficiente para cobrir o consumo médio anual de mais de 30.000 habitantes.

Em parceria com o grupo francês de açúcar Cristal Union, que detém 10% do projeto, a unidade de biometano utilizará a pulpa de beterraba, resíduo proveniente do site de produção adjacente da Cristal Union, para gerar até 80% das 185.000 toneladas de materiais orgânicos utilizados anualmente.

Além disso, a unidade irá produzir 150.000 toneladas de digestato por ano, um subproduto natural da digestão anaeróbica, que será totalmente utilizado pela Cristal Union e pela cooperativa normanda NatUp, em colaboração com as fazendas parceiras. Este processo contribui para a transição das fazendas para o uso de fertilizantes sustentáveis e produzidos localmente, permitindo economizar mais de 5.500 toneladas de fertilizantes químicos todos os anos e evitar a emissão de 30.000 toneladas de CO2.

O desenvolvimento da BioNorrois é resultado de um extenso processo de consulta com mais de 130 agricultores e indústrias agroalimentares, bem como com administrações e autoridades locais, permitindo que o projeto se adapte às necessidades do território.

Karine Boissy-Rousseau, Vice-presidente de Gases Verdes da TotalEnergies, comentou: “Estamos muito satisfeitos com a colocação em operação desta nova unidade de digestão anaeróbica na Normandia, comparável em tamanho à BioBéarn, o nosso maior site de produção em França. Com esta nova planta, que eleva a nossa capacidade de produção de biogás no país para mais de 800 GWh, a TotalEnergies confirma a sua posição como um ator chave no mercado. Com a Cristal Union, estamos a firmar uma parceria de longo prazo com um parceiro robusto e reconhecido internacionalmente, comprometido com o crescimento sustentável das suas atividades. Este novo projeto de biogás demonstra o nosso compromisso com a promoção de uma economia circular, com múltiplos benefícios locais, a produção de energias renováveis e a descarbonização da matriz energética francesa.”

Xavier Astolfi, Diretor Geral da Cristal Union, acrescentou: “Estamos satisfeitos com a inauguração desta unidade de produção de biometano localizada perto da nossa fábrica de açúcar em Fontaine-le-Dun. A Cristal Union tem estado comprometida com a descarbonização das suas atividades há mais de 20 anos. Ao contrário de muitas indústrias, temos um ativo: a capacidade de valorizar os resíduos da nossa produção, como a pulpa de beterraba e efluentes industriais, reutilizando-os para a produção de energia através de digestão anaeróbica ou combustão. Esta parceria com a TotalEnergies é um projeto em grande escala para o tratamento da pulpa. Para além da produção de biogás a partir dos nossos resíduos de produção, permitirá fornecer aos nossos agricultores parceiros digestato para espalhar nos seus campos. Um verdadeiro projeto de economia circular!”

Sobre a Cristal Union

O Grupo Cristal Union é um dos principais produtores europeus de açúcar e álcool, com sede em França e uma parte significativa das suas vendas realizadas no mercado internacional. O grupo reúne mais de 2.000 colaboradores e 9.000 membros cooperativos, sendo a sua governança, organização e operações baseadas no modelo cooperativo.

Para mais informações, visite o site da Cristal Union: www.cristal-union.fr.

Para mais informações clica aqui.