Aposta na automação rodoviária avança com integração de veículos Freightliner Cascadia de quinta geração para testes autónomos nos Estados Unidos.
A Daimler Truck North America iniciou a entrega da mais recente geração de camiões preparados para condução autónoma à frota de testes da Torc Robotics, subsidiária do grupo dedicada ao desenvolvimento de soluções de automação de transporte. Os veículos em questão baseiam-se no novo Freightliner Cascadia de quinta geração, modelo recentemente lançado e que representa a mais avançada plataforma rodoviária do fabricante no mercado norte-americano.
Equipados com sistemas redundantes de segurança – incluindo travagem e direção –, os novos Cascadia estão preparados para produção em série e destinam-se à condução autónoma de Nível 4, conforme definido pela classificação SAE. Estes veículos integram também hardware de autonomia com intenção de produção, sublinhando o compromisso da Daimler Truck com o amadurecimento da tecnologia e o seu escalamento industrial.
“A entrega desta nova iteração da nossa plataforma autónoma, com hardware de produção, à Torc representa um marco significativo no caminho para a maturidade e expansão em escala da condução autónoma,” afirmou Joanna Buttler, diretora do Autonomous Technology Group da Daimler Truck.
A Daimler Truck foi pioneira no desenvolvimento de uma plataforma de condução autónoma escalável e independente do grupo motopropulsor, concebida desde a base para incluir redundância nos sistemas críticos. A nova geração do Cascadia integra mais de 1.500 requisitos de engenharia, convertidos em funcionalidades, bem como sistemas electrónicos de controlo secundários e redes eléctricas integradas, posicionando-se como novo padrão da indústria em integração de sistemas autónomos.
Entre as inovações destacam-se a melhoria aerodinâmica, um sistema de travagem inteligente de nova geração, faróis LED inteligentes de dois estágios e um pacote de segurança avançado Detroit Assurance. Desde o lançamento do modelo original, a eficiência energética aumentou mais de 35%, tornando o novo Cascadia numa referência em rentabilidade para frotas.
Durante o processo de fabrico, a Daimler Truck North America instala todos os sensores e componentes informáticos essenciais, permitindo à Torc Robotics integrar o seu sistema de condução autónoma virtual de forma imediata à recepção dos veículos.
Testes em corredores de transporte críticos nos EUA
Os novos camiões serão testados autonomamente numa das rotas de transporte mais movimentadas dos Estados Unidos, entre Laredo e Dallas, no estado do Texas, predominantemente ao longo da autoestrada I-35. Esta via estratégica liga também cidades importantes como San Antonio e Austin, oferecendo condições ideais para testes em ambiente real.
A Torc Robotics anunciou recentemente a assinatura de um contrato de arrendamento para um centro autónomo na região de Dallas-Fort Worth, que servirá de base operacional para testes, pilotos de clientes e futuras operações comerciais.
Em 2024, a Torc atingiu um novo marco ao concluir com sucesso testes sem condutor em pista multifaixa no Texas. O próximo passo será a validação da tecnologia driver-out (sem condutor) em vias públicas, numa parceria contínua com a Daimler Truck.
“A nossa colaboração com a Daimler Truck representa seis anos de avanços no futuro do transporte de mercadorias. A integração da nossa condução autónoma com o Cascadia resulta numa solução físico-digital sem precedentes na indústria,” afirmou Peter Vaughan Schmidt, CEO da Torc Robotics. “Estamos a criar valor real para os clientes, respondendo a desafios-chave do setor e abrindo caminho a uma transformação significativa.”
Entrada no mercado prevista para 2027
A Daimler Truck e a Torc têm como objetivo lançar comercialmente camiões autónomos SAE Nível 4 nos Estados Unidos até 2027, numa configuração hub-to-hub (de centro logístico a centro logístico). Esta abordagem permitirá que o sistema autónomo assuma totalmente a condução durante os percursos entre centros de distribuição.
Para além de atenuar a escassez de motoristas, os camiões autónomos oferecem ganhos significativos em segurança, eficiência e previsibilidade, com potencial para reduzir acidentes e operar 24 horas por dia. A Daimler Truck destaca o elevado potencial de escalabilidade e rentabilidade associado à automação do transporte rodoviário de mercadorias.
Sobre a Daimler Truck e a Torc Robotics
A Daimler Truck é um dos maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais. A Torc Robotics, adquirida pela Daimler Truck em 2019, é responsável pela integração de software de condução autónoma nos veículos do grupo. Juntas, as empresas lideram o desenvolvimento de soluções autónomas seguras e comercialmente viáveis para o transporte de mercadorias.
Para mais informações clica aqui.