Daimler Buses Aposta no Crescimento Com e-Services Para e-Mobilidade

A Daimler Buses está a dar um passo significativo no seu objetivo de crescimento na área da e-mobilidade, expandindo a sua oferta de serviços para além dos veículos e infraestruturas. A empresa anunciou o lançamento de novos serviços que visam prolongar a vida útil dos autocarros elétricos. A partir de agora, a Daimler Buses oferece aos seus clientes a remanufatura das baterias de autocarros elétricos, além de expandir a sua gama, com o lançamento em 2026 de uma nova geração de baterias com maior autonomia. Com essas novas ofertas, a Daimler Buses pretende garantir a maior durabilidade possível para os seus veículos eletrificados, assim como acontece com os autocarros a diesel. Estas duas ofertas fazem parte de uma ofensiva de e-services que aborda todo o ciclo de vida e a rentabilidade dos autocarros elétricos e das suas baterias.

Inicialmente, a Daimler Buses estará a disponibilizar estes novos serviços para o autocarro urbano elétrico Mercedes-Benz eCitaro. O eCitaro está em produção em série desde 2018 e atualmente é equipado com baterias da terceira geração (NMC3). Em 2026, será lançada uma nova geração de baterias significativamente aprimoradas (NMC4). Estes serviços poderão ser aplicados também ao autocarro interurbano Mercedes-Benz eIntouro no futuro. A Daimler Buses apresentou um protótipo quase em série do eIntouro no final de 2024. O modelo será equipado com a mesma tecnologia de baterias (LFP – lítio-ferro-fosfato) utilizada no Mercedes-Benz eActros 600, um camião de longo curso, e estará disponível no mercado a partir de 2026.

Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses, afirmou: “O futuro dos autocarros é claramente elétrico. Além da elevada procura pelos nossos autocarros eletrificados e da nossa oferta de serviços para o desenvolvimento de infraestruturas e turn-key, vemos um grande potencial no campo dos e-services – e queremos explorar esse potencial. Os nossos clientes devem poder utilizar os autocarros elétricos da mesma forma económica e por tanto tempo quanto os veículos com motores a combustão. Isso torna-nos pioneiros na indústria.”

Oberwörder acrescenta: “Os nossos autocarros Mercedes-Benz eCitaro de primeira geração ainda estão a ser utilizados com sucesso hoje em dia. Os novos e-services vão ajudar a garantir que isso continue a acontecer durante muitos anos. Isso envia uma mensagem clara: os autocarros elétricos vieram para ficar!”

Vida útil maximizada graças aos novos e-services

Com a remanufatura e substituição das baterias, a Daimler Buses pretende garantir a utilização sustentável e de longo prazo dos seus veículos. Tal como acontece com todas as baterias, as baterias dos autocarros elétricos perdem capacidade ao longo dos anos, com o uso intensivo. A empresa está agora a remanufaturar as baterias NMC1 da primeira geração sempre que necessário, o que aumenta significativamente a capacidade e, consequentemente, a autonomia dos autocarros. No futuro, a gama "remanufaturada" será estendida também para as baterias NMC2 e NMC3. Além disso, a Daimler Buses irá substituir as baterias de todas as gerações anteriores (NMC1 a NMC3) a partir de 2026, conforme a duração de utilização planeada pelo cliente. As baterias NMC4, que serão substituídas, permitirão um aumento da capacidade e, portanto, maior autonomia dos autocarros elétricos em comparação com as baterias novas. Um detalhe interessante: dependendo da configuração do veículo e da geração de baterias original, poderá ser necessário menos número de baterias para alcançar a mesma ou maior capacidade total com as baterias NMC4.

A Daimler Buses também aplicará a remanufatura e substituição de baterias à nova geração NMC4 para os seus veículos usados na “BusStore”. Os clientes também poderão adquirir autocarros elétricos usados com alta capacidade de bateria ou com a mais recente tecnologia de baterias.

Portfólio digital de serviços para a máxima vida útil das baterias nos veículos

Antes de a remanufatura ou substituição das baterias ser necessária, o portfólio digital de serviços da Daimler Buses ajuda a prolongar a vida útil das baterias no veículo. Por exemplo, o software verifica o estado das baterias da frota de autocarros elétricos e compila esta informação para o operador do autocarro, incluindo recomendações de ação. Entre outros, o sistema detecta o estado de carga, as temperaturas e os tempos não operacionais dos autocarros, recomendando medidas para proteger as baterias.

Longa vida útil dos autocarros elétricos graças a garantias e opções de reparação

No âmbito das vendas de novos veículos, a Daimler Buses também oferecerá garantias de até doze anos com a introdução das novas baterias NMC4 em 2026. Isso permitirá que os clientes utilizem os seus veículos de forma económica e sem riscos durante longos períodos de tempo. Além disso, a empresa aposta num design modular das suas baterias, o que facilita reparações simples.

A maior rede de e-services da Europa com serviços completos

Com mais de 100 locais, a Daimler Buses estabeleceu uma das maiores redes de e-services para autocarros na Europa. Os colaboradores de serviço estão especialmente treinados para o manuseio adequado de veículos elétricos e da sua tecnologia de alta tensão. Os locais dispõem de instalações especiais, como prateleiras elevadas ou gruas de baterias, para trabalhar diretamente nos componentes de alta tensão ou reparar e substituir baterias completas. Os clientes da Daimler Buses beneficiam de soluções de serviço personalizadas para as suas necessidades individuais, localizadas nas suas imediações após a compra do veículo. Isso inclui também o fornecimento rápido e fiável de peças de reposição, o que mantém os autocarros elétricos prontos para uso em todos os momentos.

Vida útil das baterias após uso no veículo

Após o primeiro ciclo de vida das baterias no veículo, a Daimler Buses oferece soluções para o que são conhecidas como aplicações de “reaproveitamento”. Aqui, as baterias de alta tensão antigas são utilizadas, por exemplo, em unidades de armazenamento de energia para compensar picos de carga na rede elétrica ou como unidades de armazenamento intermediário em instalações solares e eólicas. Posteriormente, no final do ciclo de vida, a empresa associa-se a parceiros para oferecer oportunidades de reciclagem, com o objetivo de recuperar o máximo possível de matérias-primas ligadas. Com o objetivo de permitir métodos de reciclagem ainda mais eficientes e um ciclo de vida do produto fechado, a Daimler Buses estabeleceu parcerias com a Daimler Truck para participar em projetos financiados em toda a Alemanha.

Sobre as baterias NMC e LFP

A Daimler Buses utiliza baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto (NMC) para os seus autocarros urbanos. A nova geração de baterias NMC4 – sucessora da atual tecnologia NMC3 – combina uma alta densidade energética, que permite maiores autonomias dos autocarros elétricos, com uma vida útil muito longa. As novas baterias NMC4 serão utilizadas nos autocarros urbanos Mercedes-Benz eCitaro, eCitaro G, eCitaro K e eCitaro de célula de combustível a partir de 2026. A bateria NMC4 é uma tecnologia comprovada do especialista em sistemas de baterias BMZ Poland, uma empresa do BMZ Holding. Estas baterias já são produzidas em grande série para outras aplicações desde 2022 e estão atualmente a ser desenvolvidas pela BMZ em colaboração com a Daimler Buses para utilização em autocarros.

Devido a diversos requisitos, a Daimler Buses utiliza baterias com tecnologia de células LFP para o novo autocarro interurbano elétrico Mercedes-Benz eIntouro. A química das células LFP exibe um desempenho muito bom em termos de envelhecimento calendarizado, razão pela qual uma vida útil de até 15 anos é possível para aplicações específicas. Em comparação com outras tecnologias de células de baterias, mais de 95% da capacidade instalada também pode ser utilizada no caso da tecnologia LFP. Isso possibilita uma maior autonomia com a mesma capacidade de bateria instalada, sendo ideal para os cenários de aplicação dos autocarros interurbanos.

Sobre o roadmap da e-mobilidade da Daimler Buses

A Daimler Buses tem um claro roadmap de eletrificação dos seus veículos em todos os segmentos. Em linha com a estratégia dual da sua empresa-mãe, a Daimler Truck, a Daimler Buses está a apostar em tecnologias tanto de baterias elétricas como de hidrogénio.

O autocarro urbano totalmente elétrico Mercedes-Benz eCitaro está em produção em série desde 2018. O veículo também está disponível desde 2023 com célula de combustível a hidrogénio como extensão de autonomia. O autocarro interurbano totalmente elétrico Mercedes-Benz eIntouro deverá ser lançado a partir de 2026. Além disso, a Daimler Buses planeia ter autocarros elétricos na sua gama até ao final da década.

Desta forma, a Daimler Buses visa oferecer modelos livres de CO2, baseados em baterias ou hidrogénio, para aplicações locais em cada segmento até 2030. O foco inicial será nos principais mercados da Europa e América Latina. Até 2039, todos os novos veículos vendidos para aplicações locais no mercado central da Europa serão livres de CO2. No segmento de autocarros urbanos, este objetivo será alcançado na Europa já em 2030.

Além disso, a Daimler Buses apoia os seus clientes com know-how na transição para autocarros elétricos. Em junho de 2023, a empresa criou uma nova subsidiária, a Daimler Buses Solutions GmbH, especializada no design e desenvolvimento de infraestruturas e H2.

Daimler Buses: Resultados muito bons em 2024 com forte retorno sobre vendas

A Daimler Buses manteve a sua liderança de mercado nos principais mercados centrais da Europa e América Latina em 2024. O segmento vendeu cerca de 26.600 unidades em todo o mundo, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. Além disso, a Daimler Buses aumentou a sua receita em 15% para mais de 5,2 mil milhões de euros, devido a efeitos positivos da estrutura de receitas. A Daimler Buses alcançou também um retorno sobre vendas ajustado de 8,3% (ano anterior: 4,7%). O desenvolvimento positivo do mercado e a implementação consistente de medidas de eficiência tornaram possível este resultado.

Sobre o segmento Daimler Buses

Como um dos principais fabricantes mundiais de autocarros e autocarros de turismo com várias subsidiárias nacionais, o segmento Daimler Buses da Daimler Truck é responsável pelas atividades globais das marcas de autocarros, autocarros de turismo e serviços Mercedes-Benz, Setra, OMNIplus e BusStore. O portfólio da Daimler Buses inclui desde autocarros de turismo, autocarros interurbanos, autocarros urbanos e autocarros especiais até chassis de autocarros. Além da produção e venda de novos autocarros, a Daimler Buses opera uma rede de serviços global e oferece serviços abrangentes para veículos e autocarros e autocarros de turismo usados.

As localizações da Daimler Buses incluem a Daimler Buses GmbH com várias subsidiárias na Europa, a Daimler Buses América Latina no Brasil, a Daimler Buses México, a Daimler Coaches América do Norte e o negócio de autocarros e autocarros da Mercedes-Benz Türk A.Ş na Turquia.

Para mais informações clica aqui.