Philips e Ibex Expandem Parceria Para Melhorar Fluxos de Trabalho em Patologia Digital com IA

A Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), líder global em tecnologia de saúde, anunciou a expansão da sua parceria com a Ibex Medical Analytics (Ibex) e o lançamento de uma nova versão da solução Philips IntelliSite Pathology Solution (PIPS). Esta evolução visa acelerar a adoção da patologia digital com inteligência artificial (IA), ajudando a enfrentar a escassez global de patologistas e o aumento do número de doentes oncológicos.

Desde o início da colaboração, em 2021, a Philips e a Ibex têm trabalhado para melhorar a interoperabilidade das suas soluções, otimizando os fluxos de trabalho para os profissionais de saúde e proporcionando melhores cuidados a mais pessoas.

Precisão e Eficiência no Diagnóstico

A combinação da IA da Ibex com a solução de patologia digital da Philips tem demonstrado ganhos de produtividade até 37% [1], além de melhorar a eficiência dos relatórios. Com esta parceria, os laboratórios de patologia podem utilizar a plataforma PIPS, que inclui scanners de alta precisão e um sistema de gestão de imagens, juntamente com as ferramentas de IA da Ibex para o diagnóstico de cancro da próstata, mama e estômago.

A expansão do acesso a ferramentas de IA nos fluxos de trabalho digitais melhora significativamente a eficácia dos laboratórios de patologia. A incorporação da IA permite aos médicos produzir resultados mais objetivos e reprodutíveis, aumentando a confiança nos diagnósticos e a eficiência necessária para responder à crescente procura por exames baseados em patologia.

"A patologia fornece informações essenciais para um diagnóstico preciso. As soluções da Philips e da Ibex são particularmente valiosas para o diagnóstico do cancro, pois ajudam os nossos patologistas a tomar decisões rápidas e precisas." — Sam Terese, Presidente & CEO da Alverno Laboratories.

A integração da IA da Ibex com a solução PIPS permite otimizar os fluxos de trabalho, auxiliando na priorização de casos, deteção automatizada de cancro e geração de relatórios, proporcionando diagnósticos mais confiáveis e melhorando os cuidados prestados aos pacientes.

Novas Funcionalidades e Arquivamento em Nuvem

A Philips também apresentou a versão Philips IntelliSite Pathology 6.0, que inclui diversas melhorias e novas capacidades de IA [2]. Esta solução permite uma análise avançada baseada no contexto das imagens digitalizadas, oferecendo aos profissionais de patologia um fluxo de trabalho clínico integrado e baseado em IA, desde a gestão dos casos até ao diagnóstico e emissão de relatórios.

"A interoperabilidade melhorada entre as plataformas da Philips e da Ibex acelera a adoção de ferramentas de patologia aumentada, algo em que acreditamos fortemente." — Stéphane Rossat, Diretor de Inovação & Ciência da Medipath.

A versão PIPS 6.0 introduz melhorias como um modo de digitalização total para scanners de patologia, lançamento contextual de IA [2] e ferramentas de contagem de marcadores no sistema de gestão de imagens, além de uma escalabilidade aprimorada. As novas listas de trabalho baseadas em IA exibem o estado de processamento de cada caso, permitindo a partilha automática de lâminas com as aplicações da Ibex para análise logo após a digitalização.

Além disso, graças à parceria com a Amazon Web Services (AWS), a Philips oferecerá serviços de arquivamento em nuvem, permitindo que os laboratórios de patologia armazenem, gerenciem e analisem de forma segura o crescente volume de dados de patologia digital.

Para mais informações sobre a oferta completa de patologia digital da Philips, visita o site oficial da empresa. As inovações serão apresentadas na Conferência Anual da US & Canadian Academy of Pathology (USCAP), que decorrerá em Boston, de 24 a 27 de março de 2025.

Fontes

[1] Dados fornecidos pela Ibex AI: Raoux, et al. Modern Pathology (2021) 34 (suppl 2): 598-599. Ibex AI é RUO nos EUA.

[2] O PIPS permite arquivos iSyntax e, através do Software Development Kit (SDK), empresas terceiras podem integrá-lo com capacidades de IA. O lançamento contextual da Ibex AI no PIPS 6.0 é RUO nos EUA.

Para mais informações clica aqui.