Lufthansa Technik Malta Vai Construir Novo Hangar Para Modificações de Cabine no 787 Dreamliner

A Lufthansa Technik Malta, centro europeu de excelência em serviços de manutenção base para aviões de fuselagem larga na rede Lufthansa Technik, está a expandir a sua localização e capacidades. A partir do outono de 2026, um novo hangar de 6.400 metros quadrados será utilizado para realizar serviços de manutenção base, com especial foco em modificações de cabine para aviões 787 Dreamliner. Como centro de serviços licenciado pela Boeing, a Lufthansa Technik é o único fornecedor de MRO (Manutenção, Reparação e Revisão) autorizado a realizar a combinação de serviços de engenharia de modificação de cabine do 787 e a sua implementação.

Este novo edifício moderno proporcionará espaço para um avião de fuselagem larga e ainda três vagas de estacionamento para aviões de fuselagem estreita. A expansão criará cerca de 70 novos postos de trabalho. Esta quarta-feira, a Lufthansa Technik assinou oficialmente o acordo de expansão com representantes do governo e do setor empresarial de Malta.

Harald Gloy, Diretor de Operações da Lufthansa Technik, destacou a importância desta expansão: “Com a expansão do nosso Centro de Serviços de Manutenção Base em Malta, estamos a fortalecer a rede global da Lufthansa Technik e, além da construção de duas novas instalações em Portugal e no Canadá, atingimos mais um marco importante na nossa estratégia empresarial, em poucos meses. A Lufthansa Technik Malta será o primeiro local no mundo onde realizaremos trabalhos no 787 Dreamliner como Centro de Serviços licenciado pela Boeing para modificações de cabine. Isso não só criará novas opções para os nossos clientes, mas também empregos altamente qualificados em Malta.”

Com a adição de um novo hangar, que será anexado aos edifícios existentes, a Lufthansa Technik Malta passará a contar com um total de quatro hangares capazes de realizar MRO em quase todos os aviões comerciais da Airbus – exceto o A380 – e também no Boeing 787 Dreamliner. O novo hangar deverá estar operacional até o outono de 2026, após um período de construção de aproximadamente 18 meses.

O Primeiro-Ministro de Malta, Robert Abela, que esteve presente no anúncio do grande projeto, sublinhou a importância da expansão para o país e para Malta como um hub da aviação: “O contexto deste investimento é o desempenho económico positivo do nosso país, que desde 2013 cresceu 86%, superando amplamente a média de crescimento da zona euro, que é de 14%. Este novo projeto é não só um testemunho da resiliência da nossa economia, mas também um reflexo do compromisso com a excelência que caracteriza a nossa força de trabalho e a nossa nação. Agradecemos à Lufthansa Technik pela confiança em Malta como parceira estratégica no crescimento futuro da empresa. Encontrar-nos-á sempre como um apoio firme e parceiro.”

Silvio Schembri, Ministro da Economia, Empresas e Projetos Estratégicos de Malta, afirmou: “Este investimento de 22 milhões de euros reforça a nossa posição como um centro de excelência no setor da aviação. Através de um planeamento estratégico, inovação e investimento sustentado, estamos a moldar uma indústria da aviação preparada para o futuro, altamente competitiva e capaz de oferecer serviços de classe mundial. O setor da aviação será um dos principais pilares de crescimento da ‘Malta Vision 2050’.”

Maria Cilia, CEO da Lufthansa Technik Malta, expressou entusiasmo sobre o projeto: “Hoje marca um momento histórico para a Lufthansa Technik Malta, pois começamos uma jornada transformadora que moldará o futuro da nossa empresa. Este projeto significativo é mais do que um simples investimento – é um testemunho do nosso compromisso com o crescimento, inovação e excelência na manutenção de aviões. Juntamente com os meus 570 colegas em Malta, tenho imenso orgulho em ver a nossa instalação a expandir-se para novos horizontes. O lançamento dos projetos de modificação de cabine do 787 Dreamliner representa uma evolução emocionante para as nossas operações e reforça a posição de Malta como um hub vibrante da aviação.”

A empresa vai contratar mais 70 colaboradores até o novo hangar estar operacional, elevando o número total de funcionários para cerca de 650.

No ano passado, a Lufthansa Technik recebeu a licença da Boeing para realizar modificações de cabine em aviões 787 Dreamliner. Desde então, os preparativos estão em curso, com a primeira modificação de cabine a começar ainda este ano em um dos hangares existentes em Malta. Como Centro de Serviços licenciado pela Boeing para modificações de cabine do 787, a Lufthansa Technik está autorizada a desenhar novos interiores de cabine, fornecer os serviços de engenharia correspondentes e realizar a integração de acordo com as exigências dos clientes. Com a licença da Boeing, a Lufthansa Technik também irá gerir o processo de certificação.

Para mais informações clica aqui.