A Lotus revelou a sua nova gama de modelos Emira, que agora inclui o Emira Turbo SE, uma versão mais potente do modelo, ao lado do Emira V6. Ambos os modelos baseiam-se nas sólidas fundações das edições limitadas First Editions, que já cativaram entusiastas da condução em todo o mundo. O Emira Turbo SE oferece uma melhoria significativa em termos de desempenho e design, mantendo as características que tornaram a Lotus famosa: uma estética de supercarro impressionante, linhas arrojadas e um desempenho dinâmico eletrizante, proporcionando uma experiência única de condução, com uma combinação excecional de conforto, manobrabilidade e aerodinâmica de alto nível.
Um nome que revive a história
O nome Emira Turbo SE tem raízes na rica história da Lotus. Este novo modelo não só reflete o motor turboalimentado de 2 litros e 4 cilindros em linha, como também é uma homenagem a uma era onde o turbo foi implementado pela primeira vez, nomeadamente com o lançamento do Turbo Esprit em 1980, um dos primeiros carros desportivos de produção a adotar esta tecnologia.
Além disso, o nome SE remete à época em que foi introduzido como um pacote opcional de "Equipamento Especial", começando com o Type 14 Elite. Este termo foi usado em vários modelos icónicos da Lotus, como o Elan SE Turbo, o Lotus Cortina e o Esprit Turbo SE, entre outros. O Emira Turbo SE mantém esse legado, simbolizando um aumento significativo em termos de desempenho e equipamento.
Desempenho aprimorado
O Emira Turbo SE é alimentado por um motor de 4 cilindros turbo de duplo scroll com uma caixa de velocidades DCT de 8 marchas, tecnologia fornecida pelo parceiro de tecnologia AMG. Este motor agora oferece uma potência aumentada para 400 cv (+40 cv) e um torque superior de 480 Nm (+50 Nm). Estes números traduzem-se em uma velocidade máxima de 290 km/h (+18 km/h) e uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 4,0 segundos. Com estes números, o Emira Turbo SE leva a filosofia da Lotus "For The Drivers" a um nível ainda mais elevado.
SE: Equipamento Especial
O Emira Turbo SE vem de série com o Lotus Drivers Pack, incluindo suspensão desportiva, discos de travão de dois peças e ventilados, e controlo de lançamento. Para além das melhorias de desempenho, o modelo apresenta características de design exclusivas, como as jantes forjadas 20” V-spoke em Satin Grey, a pintura Zinc Grey, forro de teto em Alcantara, pinças de travão vermelhas e nova identificação "Emira Turbo SE". O modelo também apresenta o novo logotipo Lotus em preto e saídas de escape em preto.
O novo Lotus Emira Turbo SE pode agora ser encomendado com preços a partir de € 109.490.
Emira V6
Os clientes do Emira ainda podem optar pelo Emira V6, que mantém o motor de 3,5 litros V6 sobrealimentado com 400 cv, combinado com uma transmissão manual de seis marchas ou uma transmissão automática de seis marchas. O Emira V6 inclui características de desempenho como discos de travão ventilados, pneus Goodyear Eagle F1 SuperSport, suspensão Touring e diferencial autoblocante (LSD) para os modelos manuais. O modelo também conta com vários elementos de design, incluindo forro de teto, pilares A e cantos revestidos em tecido técnico preto, e nova identificação de modelo.
O Emira V6 está disponível a partir de € 112.490.
Produção no Reino Unido
A gama de desportivos Emira é produzida na fábrica da Lotus em Hethel, no Reino Unido, tal como muitos dos modelos anteriores desde 1966. Após um investimento superior a £100 milhões, a produção ocorre numa unidade de produção de última geração, onde recentemente o 10.000º Emira saiu da linha de montagem. Este feito não só marca uma conquista importante em termos de volume, como também representa a taxa de produção mais rápida de qualquer modelo Lotus. A capacidade de produção de Hethel é agora de cerca de 5.000 carros por ano, em comparação com cerca de 1.500 unidades anuais há uma década. A Lotus já produziu mais Emira do que o Esprit, modelo que foi fabricado durante quase três décadas.
Matt Windle, Vice-presidente e Diretor-geral da Lotus Cars, afirmou: "O Lotus Emira é o carro de estrada mais realizado da Lotus a sair pelas portas da fábrica de Hethel. Com uma proporção perfeita e um design deslumbrante inspirado no hypercar elétrico Evija, é o pacote perfeito. O Emira é um júnior supercarro com todas as emoções e características de destaque que se encontram nos maiores carros Lotus, mas ao mesmo tempo é um carro desportivo do dia a dia, com elevado conforto e funcionalidade, e repleto da tecnologia mais recente exigida pelos condutores exigentes."
Sobre a Lotus
A Lotus é uma marca global de alto desempenho, construída sobre sólidas fundações e uma rica herança. Desde a sua fundação em 1948, a Lotus tem sido pioneira em inovação automotiva, introduzindo tecnologias e designs de ponta para cumprir a sua visão intransigente sobre como um carro deve parecer, desempenhar e sentir-se. O Grupo Lotus é composto pela divisão de carros desportivos de alto desempenho, Lotus Cars, e um fornecedor de mobilidade elétrica de luxo, a Lotus Technology. Juntas, estas marcas estão a definir um novo padrão para a excelência automotiva.
Para mais informações clica aqui.